Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076978
Title: Impacto do rendimento de corte e da densidade de plantio na rentabilidade da silvicultura em pequenas propriedades em Santa Cruz do Sul-RS.
Authors: MOREIRA, J. M. M. A. P.
SIMIONI, F. J.
JARENKOW, G. L.
Affiliation: JOSE MAURO M AVILA PAZ MOREIRA, CNPF; Flávio José Simioni, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Gustavo Luis Jarenkow, Mestrando em Ciências Ambientais - UDESC.
Date Issued: 2017
Citation: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 55., 2017, Santa Maria, RS. Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento. Brasília, DF: SOBER, 2017.
Pages: 14 p.
Description: A adoção de uma densidade de plantio mais racional por parte de muitos pequenos produtores ainda representa um desafio aos extensionistas silviculturais na região de Santa Cruz do Sul - RS. Vários estudos foram realizados buscando demonstrar a melhor alternativa de diversos espaçamentos na região, mas questões relacionadas à perda de rendimento nas operações de colheita ainda são raros, assim como o potencial impacto de uma capacitação em colheita florestal para estes pequenos agricultores. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do aumento da densidade de plantio e do rendimento da operação de corte no retorno econômico de um sistema de produção florestal recomendado para pequenos produtores da região de Santa Cruz do Sul/RS. Foram utilizadas técnicas de entrevistas e painel com especialistas para o delineamento do modal recomendado, e utilizados os indicadores de viabilidade econômica Valor Anual Equivalente (VAE), Taxa Interna de Retorno (TIR), Relação Benefício/Custo (B/C) e Custo Médio Ponderado de Produção (CMPP). A produção de eucalipto na pequena propriedade mostrou-se viável economicamente, a densidade de plantio recomendada de 1.667 plantas por hectare apresentou os melhores resultados econômicos. O rendimento de corte teve impacto significativo no aumento do retorno econômico da atividade e a consideração da perda de rendimento nas operações de colheita devido ao aumento do espaçamento foi fundamental para evitar interpretações equivocadas dos resultados.
Thesagro: Eucalipto
Lenha
NAL Thesaurus: Economic analysis
Logging
Fuelwood
Keywords: Avaliação econômica
Colheita florestal
Forest harvest
Firewood
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017JoseMSOBERImpacto.pdf722.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace