Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077308
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUSA, I. I.
BLECHA, I. M. Z.
MACIEL, S. da S.
FERREIRA, A. B. R.
FEIJO, G. L. D.
FAVERO, R.
SANTIAGO, G. G.
SIQUEIRA, F.
Additional Information: ISADORA INÁCIO SOUSA, Universidade Federal de Mato Grosso do S ul - UFMS; ISABELLA MAIUMI ZAIDAN BLECHA, Universidade Federal de Mato Grosso do S ul - UFMS; SALLENE DA SILVA MACIEL, Universidade Federal de Mato Grosso do S ul - UFMS; ANNA BEATRIZ ROBOTTON FERREIRA, CNPGC; GELSON LUIS DIAS FEIJO, CNPGC; RICARDO FAVERO, Universidade Estadual d e Londrina - UEL; GUSTAVO GARCIA SANTIAGO, Universidade Federal de Mato Grosso do S ul - UFMS; FABIANE SIQUEIRA, CNPGC.
Title: Estudo de associação de polimorfismos nos genes LEP e TG com características de qualidade de carne e carcaça em bovinos da raça Canchim.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 27.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 45.; FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DE ZOOTENCIA, 12.; SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO EM ZOOTECNIA, 7.; REUNIÃO NACIONAL DE SINDICATO DE ZOOTECNIA, 5.; FÓRUM DE EMPRESAS JUNIORES DE ZOOTECNIA, 5.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE ZOOTECNIA, 13, 2017, Santos. Santos: Associação Brasileira de Zootecnia, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Seleção assistida por marcadores
Teste Quiquadrado
Frequência alélica
Marcador moleculr.
Description: Avaliou-se os marcadores moleculares do tipo SNP (Single-nucleotide Polymorphism) E2FB (AY138588.1:c.305C>T) e TG5 (X05380.1:g.-422C>T) nos genes da leptina e da tireoglobulina em animais da raça Canchim. As genotipagens foram realizadas por PCR-RFLP (Polymerase Chain Reaction-Restriction Fragment Length Polymorphism) e as frequências alélicas e genotípicas foram comparadas pelo teste Quiquadrado. Os desvios de frequências observadas em relação às esperadas para o Equilíbrio de Hardy-Weinberg foram analisados a 5% de significância e os dados foram submetidos à ANOVA por meio do PROC GLM (SAS). No marcador LEP/Kpn2I observou-se associação sugestiva (P=0,0555) para área de olho de lombo e marmoreio (P=0,068), porém não foi verificado efeito significativo para o marcador TG/MboI nas variáveis estudadas. Estudos com número maior de animais para estes marcadores podem aumentar o potencial dos mesmos para serem incluídos em painéis de SNP customizados visando o melhoramento da raça Canchim.
Thesagro: Gado de corte
Melhoramento genético animal.
NAL Thesaurus: Beef cattle
Genetic markers
Genetic improvement
Marker-assisted selection
Single nucleotide polymorphism.
Data Created: 2017-10-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudodeassociacaodepolimorfismosnosgenesLEPeTG.pdf281,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace