Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077394
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, L. T. de
MENEZES, G. R. de O.
SILVA, F. F. e
OLIVEIRA, H. R. de
VENTURA, H. T.
Additional Information: Lorena Tavares de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Produção Animal – UFVJM; GILBERTO ROMEIRO DE OLIVEIRA MENEZES, CNPGC; Fabyano Fonseca e Silva, Departamento de Zootecnia -UFV / Bolsista do CNPq; Hinayah Rojas de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento - UFV / Bolsista da Capes; Henrique Torres Ventura, Associação Brasileira de Criadores de Zebu.
Title: Modelos de limiar em regressão aleatória para avaliação genética da probabilidade de prenhez na raça Sindi.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO ANIMAL, 12., 2017, Ribeirão Preto, SP. Fenômica e outras ômicas na produção animal: Anais... Sertãozinho: Sociedade de Melhoramento Animal/Instituto de Zootecnia, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Correlação genética
Inferência bayesiana
Modelo threshold
Prenhez precoce
Bayesian inference
Early pregnancy
Threshold model
Polinômio ortogonal de Legendre.
Description: Objetivou-se estimar parâmetros genéticos para probabilidade de prenhez na raça Sindi em diferentes idades (15, 19, 23, 27, 31, 35, 39 e 43 meses, respectivamente denotadas por PP_15, PP_19, PP_23, PP_27, PP_31, PP_35, PP_39 e PP_43) via modelos de limiar em regressão aleatória. Foram utilizados polinômios ortogonais de Legendre de segunda, terceira e quarta ordem, considerando a homogeneidade e heterogeneidade de variância residual. Os componentes de covariância foram estimados via abordagem Bayesiana por meio do software THRGIBBS3F90. Foram incluídos os efeitos sistemáticos de criador, fazenda do criador, ano de nascimento, estação de nascimento e como covariável (linear) o peso da vaca na idade em que ela concebeu. Além desses efeitos, foram considerados os efeitos aleatórios genéticos aditivos, de ambiente permanente e residual. O melhor modelo, identificado pelo critério de informação da deviance (DIC) e pela probabilidade a posteriori (PMP), foi o LEG_4441. A partir deste modelo, as seguintes estimativas de herdabilidade foram obtidas: 0,34, 0,41, 0,45, 0,41, 0,37, 0,32, 0,32, 0,33 para PP_15, PP_19, PP_23, PP_27, PP_31, PP_35, PP_39, PP_43, respectivamente. Os resultados indicam que a probabilidade de prenhez possui variabilidade genética, e que a mesma varia de acordo com as idades consideradas. Portanto, o sucesso da inclusão desta característica em programas de melhoramento da raça Sindi depende da idade a ser pré-fixada como critério de seleção.
Thesagro: Gado Sindi
Parâmetro genético
Reprodução animal.
Prenhez
Produção animal
NAL Thesaurus: Genetic correlation
Animal production
Animal breeding
Pregnancy.
Data Created: 2017-10-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelosdelimiaremregressaoaleatoriaparaavaliacaogenetica.pdf121,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace