Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077426
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, A. M. da
SILVA, L. O. C. da
OKAMURA, V.
TORRES JUNIOR, R. A. de A.
GONDO, A.
FAVERO, R.
MENEZES, G. R. de O.
GOMES, R. da C.
Additional Information: ANTONIO MARCOS DA SILVA, CPPSE; LUIZ OTAVIO CAMPOS DA SILVA, CNPGC; Vinícius Okamura, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; ROBERTO AUGUSTO DE A TORRES JUNIOR, CNPGC; ANDREA GONDO, CNPGC; Ricardo Favero, Universidade Estadual de Londrina; GILBERTO ROMEIRO DE OLIVEIRA MENEZEZ, CNPGC; RODRIGO DA COSTA GOMES, CNPGC.
Title: Associações entre eficiência alimentar e comportamento ingestivo de touros da raça Nelore confinados em baias coletivas equipadas com cochos eletrônicos.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 27.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 45.; FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DE ZOOTENCIA, 12.; SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO EM ZOOTECNIA, 7.; REUNIÃO NACIONAL DE SINDICATO DE ZOOTECNIA, 5.; FÓRUM DE EMPRESAS JUNIORES DE ZOOTECNIA, 5.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE ZOOTECNIA, 13, 2017, Santos. Santos: Associação Brasileira de Zootecnia, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Consumo alimentar residual
Peso corporal
Taxa de alimentação
Feed rate
Residual feed intake
Comportamento ingestivo de bovino
Avaliação de eficiência alimentar.
Description: Avaliou-se as associações entre características de desempenho e eficiência alimentar com o comportamento ingestivo de 309 touros da raça Nelore confinados em baias coletivas equipadas com cochos eletrônicos. Os animais receberam dieta contendo 70 % de nutrientes digestíveis totais e 14 % de proteína bruta por 56 dias para obtenção de dados de consumo de matéria seca e ganho de peso para o cálculo das medidas de eficiência alimentar. As variáveis comportamentais avaliadas foram: tempos totais no cocho (TT) e em alimentação (TA), visitas totais (VT), visitas com e sem consumo de alimentos (VA e VsA) e as taxas de alimentação por hora (Taxa/hr) e por visita (Taxa/v). Foram estimadas correlações de Pearson através do PROC CORR (SAS) a 5 % de significância. O CAR apresentou correlações positivas significativas com TT, TA, VT, VA, VsA e Taxa/hr. Animais mais eficientes (menor CAR) visitam menos frequentemente o cocho e gastam menos tempo se alimentando em relação aos animais de alto CAR.
Thesagro: Bos indicus
Gado zebu
Matéria seca
Touro.
NAL Thesaurus: Body weight
Zebu
Data Created: 2017-10-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Associacoesetreeficienciaalimentarecomportamentoingestivodetouros.pdf326,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace