Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077550
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CALGARO, M.
MELO, L. C.
FARIA, L. C. de
SIMOES, W. L.
PINTO, J. M.
ALVES, M.
Additional Information: MARCELO CALGARO, CPATSA; LEONARDO CUNHA MELO, CNPAF; LUIS CLAUDIO DE FARIA, CNPAF; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; JOSE MARIA PINTO, CPATSA; M. ALVES, Bolsista da UPE.
Title: Avaliação de linhagens de feijoeiro-comum adaptados ao Vale do Submédio São Francisco.
Publisher: In: INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 4.; CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 26.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SALINIDADE, 3., 2017, Fortaleza. Anais... Fortaleza: INOVAGRI: ABID; UFC, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Feijão carioca
Vale do Submédio São Francisco
Melhoramento genético
Cowpea.
Description: Neste trabalho avaliaram-se linhagens de feijoeiro-comum do tipo carioca de ciclo normal, para a determinação do potencial agronômico de linhagens elite que se adaptem aos diferentes sistemas de produção no Vale do Submédio São Francisco. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completamente casualizados, onde cada unidade experimental foi constituída de três repetições e parcelas de quatro linhas de quatro metros de comprimento. O estudo faz parte de um projeto da Embrapa Arroz e Feijão e tem como parceira a Embrapa Semiárido no desenvolvimento das avaliações de campo. Os materiais foram irrigados por gotejamento superficial, com base na ET0 determinada por meio de uma estação agrometeorológica. Foram realizadas avaliações de características agronômicas de importância, como a produção e a produtividade de grãos, ambas medidas em kg.ha-1. Os resultados obtidos mostram materiais com potencial próximo a variedades consagradas no mercado brasileiro e utilizadas como testemunha como é o caso da linhagem CNFC 16876, que produziu 2.690,75 kg.ha-1, o que significa uma diferença de apenas 1,36% a menos que a variedade testemunha PÉROLA, que produziu 2.727,78 kg.ha-1.
Thesagro: Feijão
Irrigação
Phaseolus Vulgaris.
Data Created: 2017-10-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Welson3.pdf380,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace