Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1078027
Título: Semiárido rural do Brasil: tecnologias de convivência geoespacializadas por Setor Censitário do IBGE (GEOtec_SBr).
Autoria: SILVA, A. de S.
SA, I. B.
MEDEIROS, A. C. de
Afiliação: ADERALDO DE SOUZA SILVA, CPATSA; IEDO BEZERRA SA, CPATSA; ANGELA CAROLINA DE MEDEIROS, Bióloga, Salvaguardas Socioambientais, Projeto Cooperar-PB/BIRD.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS NATURAIS DO SEMIÁRIDO, 3., 2017, Fortaleza. Manejo de bacias hidrográficas em regiões semiáridas: potencialização da produção de água. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2017.
Conteúdo: O estudo comprova a importância da elaboração de projetos socioambientais nas dimensões regional ou local, utilizando informações socioeconômicas e ecológicas, tendo como unidade cartográfica de referência o setor censitário do IBGE. A presente proposta metodológica cobriu a região semiárida rural brasileira, abrangendo 19.355 setores censitários intrínsecos aos seus 1.134 municípios. A metodologia foi desenvolvida e fundamentada em algoritmo estatístico multidimensional, por meio da construção do Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica e Ecológica para famílias residentes em 2,300836 milhões de Domicílios Particulares e Coletivos, permitindo dessa forma a elaboração de projetos de políticas públicas socioambientais, em detrimento às elaboradas em base municipal. Também, possibilitou precisar a efetividade das potenciais demandas comunitárias locais, a exemplo das comunidades indígenas do setor censitário de Inajá-PE, detectada como as mais vulneráveis de todo o semiárido rural.
Thesagro: Desenvolvimento sustentável
Seca
Recurso natural
Políticas Públicas
NAL Thesaurus: Sustainable development
Drought
Natural resources
Palavras-chave: Semiárido
Geoestatística
IBGE
Dsenvolvimento rural
ISSN: 2359-2028
Digital Object Identifier: 10.18068/IIISBRNS2017.tcs717
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aderaldo1.pdf445.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace