Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1078109
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NECHET, K. de L.
RAMOS, N. P.
HALFELD-VIEIRA, B. de A.
Additional Information: KATIA DE LIMA NECHET, CNPMA; NILZA PATRICIA RAMOS, CNPMA; BERNARDO DE ALMEIDA HALFELD VIEIRA, CNPMA.
Title: Prevalência da mancha anelar e podridão vermelha em áreas de cana-de-açúcar com diferentes práticas conservacionistas.
Publisher: Summa Phytopathologica, v. 43, Feb. 2017. Supplement. Resumos do Congresso Paulista de Fitopatologia, 40., 2017, Campinas. Ref. 51.
Language: pt_BR
Description: A forte demanda pelo uso de práticas agrícolas conservacionistas na cana-de-açúcar pode alterar o padrão de ocorrência de doenças e, interferir no manejo da cultura. O objetivo desse trabalho foi identificar as doenças incidentes na cana-de-açúcar em áreas com diferentes preparos de solo, com manutenção ou não de cobertura do solo e associação com a fixação biológica de nitrogênio (FBN). O monitoramento foi feito em duas áreas instaladas com a cultivar IAC 5000, em Guaíra, SP. Na primeira área, utilizou-se práticas de plantio direto, preparo reduzido e preparo convencional como tratamentos na reforma do canavial. Na segunda área, utilizou-se adubação comercial e FBN associados a diferentes níveis de palha (0, 36%, 64% e 100%) como tratamentos. O monitoramento das áreas foi realizado aos 7, 11, 13, 22 e 32 meses após o plantio. A ocorrência de doenças em cana-de-açúcar foi restrita a duas doenças fúngicas foliares: mancha anelar, causada por Leptosphaeria sacchari e mancha foliar da podridão vermelha, causada por Colletotrichum falcatum. A mancha anelar é considerada uma doença secundária, mas está prevalecendo em canaviais, inclusive com incidência em folhas novas, em diferentes graus de severidade e, em ocorrência simultânea com o sintoma foliar da podridão vermelha.
Thesagro: Cana de açúcar
Data Created: 2017-10-25
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RANechetKLetal40CPFitopatologia2017Ref051.pdf298,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace