Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1078208
Título: Indicadores de impacto como instrumento de gestão ambiental em empresas galvânicas, RS.
Autoria: TOCCHETTO, M. R. L.
BERNARDES, A. M.
NASCIMENTO, L. F. M.
PEREIRA, L. C.
Afiliação: MARTA REGINA LOPES TOCCHETTO, UFSM/RS; ANDREA MOURA BERNARDES, UFRGS/RS; LUIZ FELIPE MACHADO NASCIMENTO, UFRGS/RS; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA.
Ano de publicação: 2004
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 16., Porto Alegre, 2004. Anais... Porto Alegre, 2004.
Conteúdo: Os processos galvânicos causam alto impacto ambiental, devido ao elevado consumo de água, a natureza tóxica dos produtos químicos usados, a geração de lodo galvânico e a emissão de gases. O setor galvânico está cada vez mais buscando implantar medidas ambientais para modular os efeitos negativos do processo produtivo. A implantação de um sistema de gestão ambiental assegura o cumprimento da legislação, reduz custos de produção e melhora a imagem das empresas perante os diversos stakeholders. Os indicadores de impacto ambiental permitem compreender e controlar os efeitos ambientais significativos de um dado processo. Por este motivo, constituem-se em uma ferramenta significativa para a implantação de medidas ambientais nas empresas. O presente trabalho teve como objetivo analisar o conjunto de indicadores de impacto ambiental, identificado por um grupo de empresas com atividade galvânica e a sua influência na implantação de medidas preventivas de poluição. A metodologia adotada foi a investigativa, através de um instrumento de avaliação pré-estruturado, survey. A pesquisa foi realizada em quatorze empresas de grande porte do Estado do Rio Grande do Sul (RS), no ano de 2003. O resultado da pesquisa demonstrou que as empresas desconhecem, em parte, o impacto ambiental da atividade produtiva por elas desenvolvida. Esse desconhecimento parcial se reflete na determinação dos indicadores de impacto ambiental. Impactos, como contaminação do solo, emissões gasosas não foram reconhecidos como significativos pelas empresas. Isto explica a não implantação, por parte das empresas, de medidas preventivas para o controle destes impactos. O trabalho permitiu concluir que: a percepção ambiental da atividade produtiva guarda um alto grau de subjetividade; quanto maior o conhecimento a respeito do impacto ambiental do processo desenvolvido, melhor será a estruturação do sistema de gestão ambiental; o uso de indicadores de impacto ambiental estimula a implantação de medidas preventivas. Os indicadores de impacto ambiental constituem-se em um importante instrumento de gestão ambiental, pois fornecem um conjunto de informações sobre o processo produtivo que torna Porto Alegre - RS de 28 de novembro a 02 de dezembro de 2004 mais objetiva a implantação de medidas ambientais nas empresas, evitando a consolidação de tendências que apresentem dificuldades ou ineficácia de gerenciamento.
Palavras-chave: Qualidade ambiental
Estratégia
Percepção ambiental
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004SP99Pereira15813.pdf230,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace