Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1078335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorADAIME, R.
dc.contributor.authorBRITO, B. D.
dc.contributor.authorLIMA, A. L.
dc.contributor.authorCRUZ, K. R.
dc.contributor.authorBARIANI, A.
dc.contributor.authorJESUS-BARROS, C. R.
dc.date.accessioned2017-10-28T23:16:07Z-
dc.date.available2017-10-28T23:16:07Z-
dc.date.created2017-10-27
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 15., 2017, Ribeirão Preto, SP. Os novos desafios do controle. [Ribeirão Preto]: SEB; Unesp, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1078335-
dc.descriptionBactrocera carambolae Drew & Hancock é uma praga quarentenária presente no Brasil e se constitui na principal barreira fitossanitária para a exportação de frutos in natura desse país. Seu controle oficial está a cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e se baseia especialmente na coleta de frutos hospedeiros e utilização de iscas tóxicas à base do atrativo metil eugenol associado ao inseticida químico malation. Embora os métodos de controle utilizados até o momento tenham se mostrado eficientes, novas alternativas ao uso de inseticidas organofosforados devem ser estimuladas em virtude dos reconhecidos impactos ambientais e toxicológicos desses produtos. Nesse trabalho foi avaliado o potencial de isolados amazônicos de Metarhizium para o controle de imaturos e adultos de B. carambolae em aplicações no solo. Os resultados demonstraram elevada mortalidade de imaturos em solo estéril tratado com Metarhizium anisopliae. Além disso, adultos emergidos desse substrato tiveram vida efêmera. O isolado de M. anisopliae também ocasionou a mortalidade de imaturos em solo não estéril, porém seu efeito ficou mais evidente após a emergência dos adultos, já que foi observada uma mortalidade de aproximadamente 70% apenas 10 dias após a emergência. Metarhizium robertsii se mostrou eficiente na redução da população de imaturos de B. carambolae especialmente em solo não estéril, além de também proporcionar uma redução de 60% na sobrevivência dos adultos após a emergência. Esses resultados sugerem a possibilidade de utilização desses isolados para o controle de imaturos e adultos de B. carambolae.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFungo entomopatogênico
dc.subjectMosca da frutapt_BR
dc.titlePotencial de isolados amazônicos de Metarhizium para o controle de Bactrocera carambolae (Diptera: Tephritidae).
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-10-30T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroPraga de planta
dc.subject.thesagroBactrocera carambolae
dc.subject.thesagroPraga quarentenária
dc.subject.thesagroControle biológico
dc.description.notesSICONBIOL. Resumo 286-260.
riaa.ainfo.id1078335
riaa.ainfo.lastupdate2017-10-30 -02:00:00
dc.contributor.institutionRICARDO ADAIME DA SILVA, CPAF-AP; BRUNA DAVID BRITO, Unifap; ADILSON LOPES LIMA, CPAF-AP; KENNEDY RODRIGUES CRUZ, FAMA, AP; ADRIANA BARIANI, CPAF-AP; CRISTIANE RAMOS DE JESUS BARROS, CPAF-AP.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPAFAP2017Potencialisoladosamazonicos.pdf232.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace