Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1078559
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SIMOES, W. L.
COELHO, E. F.
MARTINEZ, M. A
COELHO FILHO, M. A.
COSTAS, E. L. da
GOMES, V. H. F.
Additional Information: WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; MAURO APARECIDO MARTINEZ, UFV; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; EDIO LUIZ DA COSTA, UFSJ, São João Del-Rei-MG; VICTOR HUGO FREITAS GOMES, Universidade Federal do Vale do São Francisco – Juazeiro, Bahia.
Title: Produtividade e características físico-químicas dos frutos da lima ácida Tahiti sob diferentes disposições de microaspersores.
Publisher: Water Resources and Irrigation Management, Cruz das Almas, v. 6, n. 1, p. 107-114, jan./abr. 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Semiárido
Citros
Lemon.
Description: O adequado manejo de água de irrigação é fundamental para maximização da produção e melhoria da qualidade dos frutos da lima ácida 'Tahiti' no semiárido. O trabalho visou avaliar a influência de diferentes disposições de microaspersores, na produtividade e características físico-químicas dos frutos, nos diferentes quadrantes da planta, num pomar de lima ácida 'Tahiti', com quatro anos, plantada no espaçamento de 5,0 x 7,0 m. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, sendo: T1 ? um microaspersor por planta, localizado entre plantas ao longo da fileira; T2 ? um microaspersor para duas plantas, também ao longo da fileira; e T3 ? um microaspersor por planta, localizado a 0,3 m da planta, e seis repetições. Foram consideradas parcelas subdivididas, nas quais se avaliou os frutos nos quadrantes norte, sul, leste e oeste da planta. Os valores de produtividade média apresentaram diferença significativa entre os tratamentos T2 (19.506 kg ha-1) e T1 (13.545 kg ha-1). Os frutos do T3 e T2 apresentaram teor de ácido ascórbico superior aos do T1. Os valores de sólidos solúveis, peso médio de frutos e ácido cítrico apresentaram diferenças significativas entre os quadrantes, demonstrando influência da disposição dos microaspersores sobre os parâmetros físico-químicos dos frutos da lima ácida 'Tahiti', em condições semiáridas de cultivo.
Thesagro: Limão
Irrigação
Citricultura.
NAL Thesaurus: Irrigation.
Data Created: 2017-10-31
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Welson22017.pdf601,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace