Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1078720
Título: Qualidade e atividade antioxidante em uvas Syhar em diferentes ciclos de produção, sistemas de condução e porta-enxertos.
Autor: VASCONCELOS, V. A. F. de
Afiliación: VICTOR ALEXANDRE FREIRE DE VASCONCELOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO.
Año: 2017
Referencia: 2017.
Páginas: 111 f.
Descripción: o Submédio do Vale do São Francisco destaca-se na elaboração de vinhos tropicais, ainda que não esteja disponível um conhecimento preciso sobre alguns componentes da produção, a qualidade das uvas e sua influência sobre os produtos gerados. O objetivo deste estudo foi caracterizar a qualidade, os teores de compostos fenólicos de natureza funcional e a atividade antioxidante das uvas 'Syrah' produzidas sob dois sistemas de condução e diferentes porta-enxertos, em dois ciclos de produção nessa região. O experimento foi conduzido no Campo Experimental de Bebedouro da Embrapa Semiárido em Petrolina-PE (09°09'S e 40022'W), em duas safras dos anos de 2015 e 2016, em parreiral da cultivar Syrah implantado em 2011. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em parcelas subsubdivididas, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em dois ciclos de produção Oulho-outubro de 2015 e janeio-maio de 2016) como parcelas, os sistemas de condução espaldeira e lira, como subparcelas, e os porta-enxertos 'IAC 313', 'IAC 572', 'IAC 766', 'S04', 'Paulsen 1103' e 'Harmony', nas subsubparcelas. As condições climáticas do ciclo produtivo interagiram com os demais componentes de produção avaliados, determinando a qualidade da uva. Sob espaldeira, o uso do porta-enxerto 'IAC 572', no ciclo julho-outubro de 2015, resultou em maior massa de bagas, porém, no ciclo seguinte, foi o 'IAC 313' que promoveu essa resposta. Ainda, a acidez titulável foi maior sob o tratamento 'S04', comparado a 'IAC 766' e 'Harmony'. Também sob espaldeira, as uvas de plantas enxertadas sobre 'Harmony' caracterizaram-se por altos teores de flavonoides amarelos na casca e, no ciclo julho-outubro de 2015, por altos teores de antocianinas, de polifenois extraíveis totais e alta atividade antioxidante. No ciclo janeiro-maio de 2016, foram produzidas uvas com maior massa de baga e menor acidez titulável, sob espaldeira. Neste ciclo, destacou-se o teor de polifenois extraíveis totais nas uvas de plantas enxertadas sobre 'Paulsen 1103' em ambos os sistemas de condução, o que promoveu alta atividade antioxidante. Sob lira, as uvas acumularam maior teor de sólidos solúveis, enquanto a resposta para açúcares solúveis totais foi limitada ao ciclo janeiro-maio de 2016. Foi destacada a influência do ciclo e do sistema de condução nas respostas de cada porta-enxerto, revelando, no geral, altos teores de polifenois na uva 'Syrah'.
Thesagro: Uva
Pós-colheita
Vitis Vinifera
NAL Thesaurus: Grapes
Palabras clave: Variedade Syrah
Compostos bioativos
Vale do São Francisco
Postharvest
Notas: Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina. Orientado por Maria Auxiliadora Coelho de Lima, Embrapa Semiárido.
Tipo de Material: Teses
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Qualidade-e-atividade-antioxidante-em-uvas-SYRAH.-2017.pdf1.5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace