Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079011
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorABREU, M. J. I. de
dc.contributor.authorLIMA, M. A.
dc.contributor.authorFREITAS, C. A. S.
dc.contributor.authorBRETAS, I. L.
dc.contributor.authorSANTOS, T. N.
dc.contributor.authorGOMIDE, C. A. de M.
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.date.accessioned2025-05-27T19:47:43Z-
dc.date.available2025-05-27T19:47:43Z-
dc.date.created2017-11-07
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 20., 2017, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079011-
dc.descriptionA morfogênese das plantas pode ser definida como a dinâmica de formação e expansão da forma da planta no espaço. O estudo das características morfogênicas de uma forrageira é de grande importância na determinação de metas de manejo. O presente estudo foi conduzido na Embrapa Gado de leite com o objetivo de avaliar as características morfogênicas e estruturais dos cultivares de Panicum maximum BRS Zuri e BRS Quênia, sob a influência de duas estações do ano (verão e outono). Para o estudo de morfogênese utilizou-se o delineamento de blocos casualizados, no arranjo de parcelas subdivididas, onde as parcelas eram as cultivares e as subparcelas as estações, com três repetições. As características morfogênicas e estruturais foram influenciadas somente pela estação do ano, com exceção da taxa de alongamento de colmo e da densidade de perfilhos que variaram conforme a interação cultivar x estação do ano. As taxas de alongamento, aparecimento e senescência foliares, além do comprimento de folhas foram maiores no verão do que no outono. A taxa de alongamento de colmos foi maior para o Quênia do que para o Zuri e variou com a estação somente para a cultivar Quênia, com maior valor no verão, quando comparado ao outono. O Quênia apresentou maior densidade de perfilhos do que o Zuri, independentemente da estação do ano. Devido ao seu florescimento precoce, estratégias de manejo que visem à eliminação do meristema apical no pasto de BRS Quênia, em meados do verão, podem conter o acentuado alongamento do colmo e favorecer uma rápida renovação de perfilhos.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Documentos, 211).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAlongamento foliar
dc.subjectAparecimento foliar
dc.subjectComprimento foliar
dc.subjectPerfilhamento
dc.subjectSenescência Morphogenetic
dc.titleCaracterísticas morfogênicas e estruturais de cultivares de Panicum maximum, submetidos ao pastejo de vacas leiteiras.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id1079011
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-27
dc.contributor.institutionMATEUS JOSÉ INÁCIO DE ABREU, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS; MARINA APARECIDA LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; CÁSSIA APARECIDA SOARES FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; IGOR LIMA BRETAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; TATIELE NICHO SANTOS, INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA; CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Caracteristicas-morfogenicas-e-estruturais-de-cultivares-de-Panicum-maximum.pdf99.58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace