Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMEDEIROS, G. X. de
dc.contributor.authorVIEIRA, F.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, T.
dc.contributor.authorPAIVA, R.
dc.contributor.authorBARBOSA, M.
dc.contributor.authorMACHADO, M. A.
dc.contributor.authorMARTINS, M. F.
dc.contributor.authorBRANDAO, H. de M.
dc.contributor.authorCARVALHO, W. A.
dc.date.accessioned2025-05-27T20:51:22Z-
dc.date.available2025-05-27T20:51:22Z-
dc.date.created2017-11-08
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 20., 2017, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079212-
dc.descriptionO fígado é responsável pela regulação do metabolismo animal e produção de proteínas do sistema imune, sendo o estudo de suas vias essencial para o entedimento de processos como sinalização intracelular e análise de rotas metabólicas. Para tal, foi desenvolvida uma metodologia de isolamento e cultivo primário de hepatócitos bovinos in vitro. Hepatócitos foram isolados de fígado bovino pelo método enzimático sem perfusão com colagenase tipo II. O método de exclusão por Azul de Trypan foi usado para determinar o rendimento total de células e a taxa de sobrevivência dos hepatócitos cultivados na ausência de matriz, em placas recobertas com colágeno ou gelatina. RNA foi extraído das células isoladas, quantificado com Nanodrop e a qualidade foi analisada através do Bioanalyzer. Os resultados apontaram um rendimento de cerca de 1,7x106 células viáveis/g de fígado onde hepatócitos bovinos apresentaram maior integridade morfológica quando cultivados em monocamada de gelatina , com uma média de viabilidade de 52,5%. A quantidade e integridade do RNA também foram superiores nesta configuração de matriz. O estabelecimento de um protocolo de cultivo de hepatócitos bovinos será uma ferramenta útil para estudos de metabolização de drogas, imunomodulação e sinalização intracelular impactando sobre a agilidade em testes e obtenção de novos fármacos para o campo veterinário.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Documentos, 211).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCultivo celular
dc.subjectHepatócito
dc.subjectIsolamento celular
dc.titleDesenvolvimento de metodologia de cultivo de hepatócitos bovinos in vitro para estudos moleculares e bioquímicos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id1079212
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-27
dc.contributor.institutionGIULIANA XAVIER DE MEDEIROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; FELIPE VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; THIAGO OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; RAQUEL PAIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; MARIANA BARBOSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; MARCO ANTONIO MACHADO, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS, CNPGL; HUMBERTO DE MELLO BRANDAO, CNPGL; WANESSA ARAUJO CARVALHO, CNPGL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento-de-metodologia-de-cultivo-de-hepatocitos-bovinos.pdf206.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace