Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCRUZ, M. A. S.
dc.contributor.authorSILVA, A. A. G. da
dc.contributor.authorAMORIM, J. R. A. de
dc.contributor.authorALMEIDA, A. Q. de
dc.contributor.authorBRITO, J. I. B. de
dc.date.accessioned2017-11-10T23:27:21Z-
dc.date.available2017-11-10T23:27:21Z-
dc.date.created2017-11-10
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20.; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, Petrolina. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido: Univasf, 2017. p. 1629-1642.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079497-
dc.descriptionAlém da região fisiográfica dos Tabuleiros Costeiros do Nordeste, a Área de Atuação da Embrapa Tabuleiros Costeiros (AETC) contempla áreas adjacentes, como a Baixada Litorânea e o Agreste, concentrando significativa parte das atividades agropecuárias da região com forte dependência da ocorrência de precipitações. Recentes relatórios do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas indicam tendências a significativas reduções nos volumes de chuva sobre a região Nordeste do Brasil (NEB), com impactos ainda desconhecidos sobre a sociedade e economia regional. Os índices de mudanças climáticas propostos pelo método RCLIMDEX foram aplicados às séries históricas de precipitação de 158 postos de chuva em quatro regiões da AETC, obtendo-se linhas de tendência e seus coeficientes angulares. Esses coeficientes foram padronizados e considerados como critério comparativo entre as regiões que compõem a AETC, gerando-se mapas que possibilitaram a análise espacial. Os índices revelaram diferenças significativas nas características das chuvas nas quatro regiões analisadas, com a maioria dos postos de chuva apresentando tendências de redução nos volumes precipitados. A Região 4, composta pelo Estado do Ceará e parte oeste do Rio Grande do Norte, apresentou índices com tendências mais críticas considerando a disponibilidade de chuvas. Apenas os índices R10mm, R20mm e PRECPTOT mostraram significância estatística nas tendências de redução para toda AETC. A análise espacial permitiu avaliar que postos com tendências de maior criticidade nos índices, do ponto de vista de disponibilidade de chuvas, situaram-se, em grande parte, na porção interior da AETC, próximos à zona de transição com o Semiárido do NEB.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPreciptaçãopt_BR
dc.subjectWatherpt_BR
dc.titleTendências de alterações na precipitação na área de atuação da Embrapa Tabuleiros Costeiros.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-11-10T23:27:21Zpt_BR
dc.subject.thesagroÁgua
dc.subject.thesagroChuva
riaa.ainfo.id1079497
riaa.ainfo.lastupdate2017-11-10
dc.contributor.institutionMARCUS AURELIO SOARES CRUZ, CPATC; ANA ALEXANDRINA GAMA DA SILVA, CPATC; JULIO ROBERTO ARAUJO DE AMORIM, CPATC; ANDRE QUINTAO DE ALMEIDA; JOSE IVALDO BARBOSA DE BRITO.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tendencias.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace