Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079576
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: URQUIZA, A. da S. C.
SIQUEIRA, F.
MENEZES, G. R. de O.
FERREIRA, A. B. R.
FERRAZ, A. L. J.
Additional Information: ARIANNA DA SILVA COSTA URQUIZA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS; FABIANE SIQUEIRA, CNPGC; GILBERTO ROMEIRO DE OLIVEIRA MENEZE, CNPGC; ANNA BEATRIZ ROBOTTON FERREIRA, CNPGC; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.
Title: Análise comparativa de métodos de genotipagem para avaliação da Síndrome da Musculatura Dupla em bovinos de corte.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA GADO DE CORTE, 13., 2017, Campo Grande, MS. [Anais...] Brasília, DF: Embrapa, 2017. p. 22-23.
Language: pt_BR
Keywords: Síndrome da hipertrofia muscular
Melhoramento genético.
Description: Em diversas raças bovinas têm sido observadas mutações no gene que codifica a proteína miostatina (GDF-8), determinando a síndrome da hipertrofia muscular. Este fenótipo confere ao animal limitações fisiológicas e reprodutivas. Entretanto, com relação a aspectos econômicos, as carcaças destes animais são consideradas superiores, resultando em maior produção de carne, maior proporção de cortes nobres e carne mais macia e magra. Neste contexto, objetivou-se testar três metodologias de genotipagem e comparar qual a melhor em relação custo/benefício, com o intuito de avaliar a mutação nt821 em bovinos de corte. Foi extraído DNA genômico de amostras biológicas de 17 animais da raça Senepol, sendo sete com o fenótipo da musculatura dupla e dez sem o fenótipo. As amostras de DNA foram quantificadas por espectrofotometria e, posteriormente, foram submetidas à reação em cadeia da polimerase (PCR).
Thesagro: Gado de corte
Bovino
Genotipo
Genética.
Data Created: 2017-11-13
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analisecomparativademetodos.pdf72,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace