Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079835
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BOTTA, D.
ARRUDA, R. P. de
CARVALHO, C. P. T. de
ROMANELLO, N.
PANTOJA, M. H. de A.
BARRETO, A. do N.
LEMES, A. P.
GIRO, A.
MOURA, A. B.
GARCIA, A. R.
Additional Information: Daniela Botta, UFPA; Rubens Paes de Arruda, USP; Carla Patrícia Teodoro de Carvalho, USP; Narian Romanello, UFPA; Messy Hannear de Andrade Pantoja, UFPA; Andrea do Nascimento Barreto, UFPA; Amanda Prudêncio Lemes, UNESP; Alessandro Giro, UFPA; Ana Beatriz Moura, UFF; ALEXANDRE ROSSETTO GARCIA, CPPSE.
Title: Categorização computadorizada da motilidade de espermatozoides criopreservados de touros compostos após desafio térmico in vitro.
Publisher: In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANDROLOGIA ANIMAL, 2., 2017, Uberlândia, MG. Anais... Corumbá: Embrapa Pantanal, 2017.
Pages: p. 86-89
Series/Report no.: (Embrapa Pantanal. Documentos, 146)
Language: pt_BR
Keywords: Canchim
CASA
Estresse térmico
Description: As amostras de sêmen criopreservado de 5 touros foram descongelados e submetidos a desafio térmico usando incubação a 38,0°C (Tratamento 1) e 39,5°C (Tratamento 2). As amostras foram analisadas imediatamente após a descongelação (M0) e após 1 hora de incubação (M1). As seguintes variáveis foram determinadas: motilidade total, porcentagem de espermatozóides com movimento rápido, médio ou lento e porcentagem de espermatozóides estáticos. As análises foram feitas usando o Sistema Computadorizado de Análise de Sêmen (CASA). Os dados foram submetidos à análise de variância e os meios foram comparados utilizando o teste de Tukey (P <0,05). A incubação do sêmen coletado a 38,0°C não influenciou a motilidade total, e a porcentagem de espermatozoides com movimento rápido, médio, lento. Não foi observada diferença significativa entre M0 e M1 a 38,0°C. Sob 39,5°C, todas as variáveis responderam de forma semelhante, com diferença significativa entre os tempos de avaliação. Assim, a incubação de 1 hora a 38°C, não afetou a motilidade total e suas categorizações, enquanto a incubação a 39,5°C por 1 hora reduziu significativamente os padrões de motilidade.
Data Created: 2017-11-16
ISSN: 1981-7223
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace