Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1079852
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: BEZERRA, G. de A.
ALENCAR SOBRINHO, N. de
SILVA, W. A. da
NASCIMENTO, I. de O.
SILVA, G. B. da
FILIPPI, M. C. C. de
Additional Information: GUSTAVO DE ANDRADE BEZERRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO; NEIDELANE DE ALENCAR SOBRINHO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO; WILSON ARAUJO DA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO; IVANEIDE DE OLIVEIRA NASCIMENTO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO; GISELE BARATA DA SILVA, UFRA; MARTA CRISTINA CORSI DE FILIPPI, CNPAF.
Title: Avaliação do efeito do silicato de cálcio e magnésio na produtividade do arroz (Oryza sativa L.) em rotação de cultura com soja (Glycine max (L.) Merrill) em sistema de plantio direto.
Publisher: Agroecossistemas, Belém, PA, v. 5, n. 1, p. 25-31, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Agrosilício
Taxa de germinação
Description: O objetivo foi avaliar o efeito do silicato de cálcio e magnésio na produtividade do arroz em rotação com soja em sistema de plantio direto no estado do Maranhão. O experimento foi implantado em área do Sindicato Rural de Imperatriz - Parque de exposições. Inicialmente realizou-se coleta e análise de solos para fins de fertilidade. Após os resultados da análise de solo, aplicou-se agrosilício (silicato de cálcio e magnésio) e calcário para correção de acidez do solo. Passado trinta dias, microbiolizou-se 2,6 kg de sementes com rizobactérias promotoras de crescimento (Pseudomonas sp. e Burlkoderia sp.) e procedeu-se o plantio do arroz, em esquema experimental de blocos ao acaso com parcelas sub-subdivididas com quatro repetições com cinco tratamentos (0, 1, 2, 4, 8 t.ha-1 de silicato de cálcio e magnésio - Agrosilício). Os primeiros resultados foram coletados considerando a emergência e altura de plântulas, seguidas das avaliações de Produtividade, Biomassa e Massa de 100 grãos cheios. Segundo os dados analisados, as dosagens de agrosilício não obtiveram influência sobre o crescimento de plântulas, biomassa, massa de 100 grãos cheios e produtividade do arroz em sistema de plantio direto.
Thesagro: Arroz
Oryza sativa
Plantio direto
Adubação
Silicio
Rotação de cultura
Soja
Data Created: 2017-11-16
ISSN: 2318-0188
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPAF2013ra.pdf141,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace