Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080324
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: THOLON, P.
RIBEIRO, A. R. B.
MAFFEI, W. E.
MARCONDES, C. R.
MUSSATO, V. C.
SCALEZ, D. C. B.
QUEIROZ, S. A. de
Additional Information: PATRICIA THOLON, CPPSE; Andréa Roberto Bueno Ribeiro, FMU; Walsiara Estanislau Maffei, Wairam; CINTIA RIGHETTI MARCONDES, CPPSE; Vânia Casari Mussato, UNESP; Daiane Cristina Becker Scalez, UNESP; Sandra Aidar de Queiroz, UNESP.
Title: Estimativas de parâmetros genéticos para características de temperamento em gado Canchim.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO ANIMAL, 12., 2017, Ribeirão Preto, SP. Anais... Sertãozinho: SBMA, 2017.
Pages: p. 1-3.
Language: pt_BR
Keywords: Escore de temperamento
Herdabilidade
Tempo de saída
Description: Objetivou-se, neste trabalho, a estimação de parâmetros genéticos e fenotípicos de diferentes medidas de temperamento em bovinos da raça Canchim, visando a possibilidade de inclusão dessas características como critério de seleção. Foram avaliadas 2089 informações provenientes de 697 animais, nascidos entre 2012 e 2015, provenientes da fazenda Canchim, pertencente à Embrapa Pecuária Sudeste. O temperamento foi avaliado pelas características: escore composto de temperamento (ECT), tempo de saída (TS) e reatividade (REAT) e o escore total (ET), derivado do ECT. Os registros de temperamento foram obtidos nas fases: desmama (210 dias), ano e sobreano (450 dias). O grupo de contemporâneos (GC) foi formado por sexo e ano de nascimento. As características de temperamento foram analisadas utilizando-se um modelo animal, por análises uni e bi-característica. As medidas de temperamento apresentaram estimativas de herdabilidade que variaram de 0,07±0,142 (TS na desmama) a 0,36±0,240 (TS, ao sobreano). Os resultados demonstram que o temperamento pode vir a ser utilizado como critério de seleção visando obter animais mais dóceis, sugerindo que a seleção tenha efeito a médio e longo prazo.
Data Created: 2017-11-21
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BKSATholon.pdf647,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace