Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080553
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: GUIMARÃES, R. de S.
PADILHA, F. J.
CEDANO, J. C.
DAMACENO, J. B.
GAMA, R. T.
OLIVEIRA, D. M. de
TEIXEIRA, W. G.
FALCÃO, N. P. de S.
Additional Information: RODRIGO DE S. GUIMARÃES, INPA; FELIPE J. PADILHA, INPA; JOHNNY C. CEDANO, INPA; JOÃO B. DAMACENO, INPA; ROMILDO T. GAMA, INPA; DANIELLE M. DE OLIVEIRA, UNESP; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; NEWTON PAULO DE S. FALCÃO, INPA.
Title: Efeito residual de biocarvão e pó de serra nos teores de carbono e nitrogênio total em Latossolo Amarelo na Amazônia.
Publisher: Revista Virtual de Química, Niterói, v. 9, n. 5, p. 1944-1956, set./out. 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Matéria orgânica do solo.
Description: O biocarvão (BC) atua como condicionador físico, químico e biológico, que somado a doses crescentes de pó de serra (PS) podem contribuir para a melhoria do solo. Objetivou-se com este trabalho verificar o efeito residual do biocarvão e do pó de serra nos teores de carbono total, carbono orgânico, nitrogênio total e a relação carbono e nitrogênio em um Latossolo Amarelo Distrófico na Amazônia Central. O experimento foi realizado na Estação Experimental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus-AM. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados (4 blocos), em ensaio fatorial, na primeira parcela (0, 40, 80, 120 t ha- 1) de BC, e na segunda foram aplicadas as doses de (0, 40, 80 e 120 t ha- 1) de PS, totalizando 16 tratamentos e 4 repetições com 64 unidades experimentais. Foram determinados os teores totais de carbono total (CT) e nitrogênio (NT) pelo método de combustão a seco, carbono orgânico (CO) pelo método walkley & black e relação Carbono e Nitrogênio total (C/N). Houve efeito significativo no nível de 1% de significância nos teores de CT nas duas profundidades (0-10 e 20-30 cm) medida em que as doses BC aumentaram, sendo que houve uma diferença de mais de 80 % entre a dose 0 (17,86 g kg-1) e 120 t (32.16 g kg-1). Houve interação significativa no nível de 5 % de probabilidade entre o BC e PS na profundidade 10-20 cm, sendo que a interação da dose 80 de BC e 40 PS apresentou a melhor media 34.67 g kg-1. Não houve efeito significativo para BC e PS nos teores de CO e matéria orgânica do solo (M.O) em nenhuma profundidade. O efeito residual do BC proporcionou um aumento significativo no nível de 5 % nos teores de nitrogênio total nas profundidades 0-10 e 10-20 cm. Houve um aumento crescente da relação C/N devido às doses de BC nas três profundidades do solo estudado.
Thesagro: Condicionador do Solo
Latossolo Amarelo.
Data Created: 2017-11-23
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017045.pdf356,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace