Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080571
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ROMANO, M. R.
RONCATTO, G.
DEON, A.
Additional Information: MARCELO RIBEIRO ROMANO, CNPMF; GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; ALINE DEON, UFMT-SINOP.
Title: Caracterização de brotos de limeira ácida "Tahiti cnpmf 02" sobre 1 porta-enxertos de citros no norte de Mato Grosso.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 24., 2016, São Luis. Fruticultura: fruteiras nativas e sustentabilidade. São Luis, MA: SBF, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Porta-enxerto
Limeira
Tahiti cnpmf 02
Description: O estado de Mato Grosso produz modestas 5 mil toneladas de citros numa área de aproximadamente 700 ha (IBGE, 2017). Entre as limas e limões comercializados no Brasil, a lima ácida ?Tahiti? (Citrus latifolia Tanaka) ocupa mais de 90% do mercado, que é preferencialmente de consumo in natura da fruta. Segundo Barboza (2007), a limeira ácida ?Tahiti? é, dentre as espécies cítricas, a de maior precocidade, apresentando já a partir do terceiro ano produção significativa. A região Centro-Oeste apresenta condições edafoclimáticas favoráveis para produção de ?Tahiti? durante todo o ano, desde que se faça adequado manejo da irrigação e da fertilização. A limeira ácida ?Tahiti? poderá ser uma alternativa agrícola importante para o Mato Grosso, principalmente para os agricultores familiares assentados da reforma agrária. No entanto, recomendações técnicas para o cultivo da limeira ácida ?Tahiti? elaboradas com base em resultados de pesquisa no estado e estudos de viabilidade econômica são praticamente inexistentes, o que desestímula novos investimentos na cultura. Uma das primeiras definições para o cultivo de citros é a recomendação do porta-enxerto da planta cítrica. Muito embora o porta-enxerto limoeiro ?Cravo? (Citrus limonia Osbeck) predomine na citricultura brasileira por proporcionar várias qualidades à planta de limeira ?Tahiti, como tolerância à seca, precocidade na produção, alta produtividade de frutos de qualidade regular, tolerância à tristeza dos citros e bom comportamento em solos arenosos, em diversas regiões do Brasil o limoeiro ?Cravo? tem ocasionado perdas de produção e prejuízos aos produtores de limeira ácida ?Tahiti? devido a sua alta suscetibilidade à Gomose dos citros (Phytophthora Spp.). Diante desse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de porta-enxertos na variedade copa durante a fase de produção de mudas.
Thesagro: Porta enxerto
NAL Thesaurus: Citrus
Data Created: 2017-11-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LimeiraacidaCBF2016trabalho18691.pdf559,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace