Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080671
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLAZZAROTTO, M.
dc.contributor.authorLAZZAROTTO, S. R. da S.
dc.contributor.authorCASTRO, C. M. da S.
dc.contributor.authorWENDLING, I.
dc.date.accessioned2017-11-24T23:20:43Z-
dc.date.available2017-11-24T23:20:43Z-
dc.date.created2017-11-24
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE ANÁLISE TÉRMICA, 8., 2017, Ponta Grossa. Livro de resumos. [Ponta Grossa: UEPG, 2017].
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080671-
dc.descriptionA Erva Mate é uma fonte de diversas substâncias bioativas. Os processos de preparação de extratos de erva mate, usando diferentes solventes, podem priorizar a extração de determinados compostos. Este trabalho buscou avaliar termicamente extratos de erva mate liofilizados usando análise termogravimétrica - análise térmica diferencial (TG-DTA). As folhas usadas foram secas e trituradas. A preparação dos extratos foram realizadas a frio para o metanólico e a quente para o aquoso, com posterior liofilização das amostras. As análises térmicas ocorreram em atmosferas de nitrogênio e de ar sintético. Com os resultados pode-se observar que a composição dos extratos obtidos apresentam diferenças. Na curva TGDTA dos extratos, usando atmosfera de nitrogênio, foram observados dois eventos. As curvas apresentaram perfis semelhantes, porém com uma perda maior de massa no evento de decomposição do extrato metanólico (62%) em comparação com o aquoso (41%). Esta maior perda de massas proporcionou uma menor quantidade de resíduo final (19%) em comparação com o aquoso (26%). Na curva TG-DTA dos extratos, usando atmosfera de ar sintético, três eventos foram observados. As curvas apresentaram perfis semelhantes, principalmente nos dois primeiros eventos. No terceiro evento, relacionado a oxidação dos resíduos carbonáceos, pode-se observar que o extrato obtido com o metanol apresentou uma temperatura final maior (522 °C) quando comparado ao extrato aquoso (504 °C). Através destes resultados pode-se confirmar a diferença de composição dos extratos obtidos.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectErva mate
dc.subjectAnálise térmica
dc.subjectTG-DTG
dc.subjectExtração de bioativos
dc.titleAvaliação térmica de extratos liofilizados metanólico e aquoso de erva mate.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-11-24T23:20:43Zpt_BR
dc.subject.thesagroIlex paraguariensis
dc.subject.nalthesaurusThermal analysis
dc.format.extent2p. 101-104.
riaa.ainfo.id1080671
riaa.ainfo.lastupdate2017-11-24
dc.contributor.institutionMARCELO LAZZAROTTO, CNPF; Simone Rosa da Silveira Lazzarotto, Pós-graduanda da UEPG; Carolina Maria da Silva Castro, UFPR; IVAR WENDLING, CNPF.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2017MarceloLSATAvaliacaoTermica.pdf167.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace