Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, S. R. da
dc.date.accessioned2025-02-03T17:47:29Z-
dc.date.available2025-02-03T17:47:29Z-
dc.date.created2017-11-28
dc.date.issued2017
dc.identifier.citation2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080887-
dc.descriptionO declínio da goiabeira é uma doença complexa, que causa a podridão progressiva das raízes das goiabeiras parasitadas por Meloidogyne enterolobii. O objetivo do presente estudo é estudar a divergência genética em acessos de goiabeira e araçazeiros por meio de marcadores SNPs (polimorfismo de nucleotídeo único) desenvolvidos para Eucalyptus, que servirão de subsídio as atividades de recursos genéticos e melhoramento da goiabeira, bem como a associação genômica ampla (GWAS), e estimar o número de genes envolvidos na resistência a Menterolobii, tendo como referência a segregação em população F2 de híbrido de Psidium guajava x P. guineense. Na avaliação da diversidade genética dos acessos de Psidium, apresentadono capítulo I, relata-se a transferibilidade de SNPs de Eucalyptus para Psidium, estespodem ser utilizados em análises de divergência genética e outras aplicações, incluindo estudosde associação do genoma. Os resultados de segregação e as estimativas de herdabilidade nosentidoamplo em população F2, apresentado no capítulo Il, suportam modelo de resistência dominantecontrolada por dois genes, com efeitos epistáticos, sendo que, a presença de apenas umalelodominante condiciona a resistência do híbrido de P. guajava x P. guineense para M enterolobii. Novos híbridos de P. guajava com outros acessos de Psidium silvestres devem ser desenvolvidos e avaliados de forma a aumentar as fontes de resistência ao patógeno, possibilitando efetivo controle do mesmo em áreas comerciais de goiabeira. Foram identificadossete marcadores associados à resistência a Meloidogyne enterolobii em espécies de Psidium apresentado no capítulo TIL Os resultados sugerem ainda a existência de diferentes fontesde resistência ao nematoide, pois foram identificados vários SNPs no cromossomo 3 de Eucalyptus.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDivergência genética
dc.subjectNematoide-das-galhas
dc.subjectSNP
dc.subjectGWAS
dc.subjectMelhoramento genético
dc.subjectRecurso genético vegetal
dc.subjectMeloidogyne enterolobii
dc.titleDivergência genética em Psidium e estudo de herança e associação genômica da resistência a Meloidogyne enterolobii em híbrido de Psidium com base em polimorfismo de nucleotídeo único.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroGoiaba
dc.subject.thesagroDoença
dc.subject.thesagroAraçá
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroNematóide
dc.subject.nalthesaurusGuavas
dc.description.notesTese (Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. Orientada por Carlos Antonio Fernandes Santos, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent2103 f.
riaa.ainfo.id1080887
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-03
dc.contributor.institutionSONIANE RODRIGUES DA COSTA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace