Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080975
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLERIN, S.
dc.date.accessioned2017-11-29T23:19:04Z-
dc.date.available2017-11-29T23:19:04Z-
dc.date.created2017-11-29
dc.date.issued2017
dc.identifier.citation2017
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080975-
dc.descriptionAs doenças de tronco da videira constituem-se em um dos principais entraves da viticultura mundial, devido aos prejuízos e danos causados, desde a produção de mudas, passando pelo estabelecimento e desenvolvimento do vinhedo. A utilização do tratamento de água quente é um a técnica utilizada com sucesso fora do Brasil no controle destes patógenos. Objetivou-se avaliar o efeito da utilização do tratamento de água quente sobre o material propagativo e o controle de patógenos causadores de doenças de tronco na videira. A tese compreende quatro artigos desenvolvidos entre os anos de 2014 e 2016 na Embrapa Uva e Vinho e no Instituto Federal do Rio Grande do Sul ?Campus Bento Gonçalves. O Artigo 1 intitulado ?Levantamento de fungos associados à morte de plantas em mudas comerciais de videira com e sem tratamento de água quente? trata da verificação da presença de fungos causadores de doenças de tronco em mudas comerciais de videira provenientes de viveiros de três cidades: Bento Gonçalves, Garibaldi e Vacaria tratadas a 50°C por 30 minutos ou não, avaliadas durante três anos. Verificou-se redução da incidência de fungos ao longo dos anos e nas mudas que receberam tratamento de água quente, com destaque para a redução de ?Cylindrocarpon? spp. O Artigo 2 intitulado ?Modelo para quantificação do efeito fisiológico do tratamento de água quente em cultivares de videira? refere-se à quantificação através de modelo matemático do efeito da aplicação do tratamento de água quente sobre a fenologia, brotação e emissão de raiz de seis cultivares de videira. Foi possível agrupar as cultivares através de suas respostas às variáveis analisadas em um único grupo, o que facilita a utilização da técnica. O Artigo 3 intitulado ?Efeito do tratamento de água quente na viabilidade de fungos associados a doenças de tronco de videira? relata a avaliação da sensibilidade de 12 isolados patogênicos associados a doenças de tronco na videira ao tratamento de água quente in vitro. Observou-se diferença de sensibilidade ao tratamento de água quente entre os isolados, sendo ?Cylindrocarpon?spp., Botryosphaeria spp. e Campylocarpon fasciculare os mais sensíveis aos tratamentos. O Artigo 4 intitulado ?Tratamento de água quente no controle de Botryosphaeria spp.inoculada artificialmente em estacas de videira? trata da avaliação de combinações de tempo e temperatura de tratamento de água quente, definidas com base nos resultados dos artigos 2 e 3, em estacas de Bordô inoculadas artificialmente com o patógeno. Observou-se que a combinação necessária para reduzir a severidade do patógeno nas estacas foi maior que a registrada para controlar e inibir totalmente o patógeno in vitro. Conclui-se que o uso do tratamento de água quente é promissor no controle de patógenos causadores de doenças de tronco na videira no Brasil. Palavras-chave:declínio e morte de plantas, viveiro, fitopatógenos, tratamento com água quente.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDeclínio e morte de plantas
dc.subjectFitopatógenos
dc.subjectTratamento com água quente
dc.subjectDoenças de tronco
dc.subjectVinhedo
dc.subjectFitopatologiapt_BR
dc.subjectVideirapt_BR
dc.titleTermoterapia no controle de fungos causadores de doenças de tronco em videira.
dc.typeTeses
dc.date.updated2017-11-29T23:19:04Zpt_BR
dc.subject.thesagroViveiro
dc.subject.thesagroDoença de planta
dc.subject.thesagroFungo
dc.description.notesTese (DOutorado em Ciências). Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Pelotas, RS, 2017. Orientação: Paulo Celso de Mello Farias, Co-orientador: MArcos Botton, MArcus André Kurtz Almança.
dc.format.extent2114
riaa.ainfo.id1080975
riaa.ainfo.lastupdate2017-11-29
dc.contributor.institutionSabrina Lerin.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TeseSabrinaLerin.pdf1.65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace