Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080980
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VASQUES, G. de M.
OLIVEIRA, R. P. de
BACA, J. F. M.
COELHO, M. R.
RODRIGUES, H. M.
Additional Information: GUSTAVO DE MATTOS VASQUES, CNPS; RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPS; JESUS FERNANDO MANSILLA BACA, CNPS; MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS; HUGO M. RODRIGUES, UFF.
Title: Espectrometria de fluorescência de raio x de campo melhora a qualidade de mapas de teores de ferro do solo.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUÍMICA, 16., 2017, Armação dos Búzios. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Geoquímica, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Sensoriamento proximal do solo
Geofísica
Geoestatística
Description: Buscando explorar o potencial de uso in situ de um espectrômetro de fluorescência de raio X portátil (pXRF) para mapear atributos do solo, o objetivo foi mapear os teores de Fe do solo medidos por métodos padrão de laboratório auxiliado pelo pXRF em uma área de 3,4 ha sob pastagem em Seropédica, RJ. Dois métodos de interpolação foram comparados: (a) krigagem direta dos teores medidos pelos métodos padrão de laboratório em 105 pontos; e (b) krigagem dos valores desses teores preditos em função dos teores medidos por pXRF em 351 pontos. Os mapas de Fe total (ICP-OES) e de Fe extraível por ácido sulfúrico tiveram melhores índices de erro (25 pontos de validação) quando feitos a partir dos 351 valores preditos por pXRF, pois os mesmos recobrem melhor a área, além de os modelos de predição do Fe em função via pXRF terem apresentado R2 > 0,7. O pXRF permitiu aumentar, indiretamente, o número de observações para interpolação e, com isso, melhorar a acurácia dos mapas de Fe do solo.
Data Created: 2017-11-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017059.pdf277,51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace