Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1080983
Título: Medição in situ e predição de elementos químicos do solo usando espectrômetro de fluorescência de raio x.
Autoria: VASQUES, G. de M.
TEIXEIRA, W. G.
TAVARES, S. R. de L.
RODRIGUES, H. M.
Afiliação: GUSTAVO DE MATTOS VASQUES, CNPS; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS; HUGO M. RODRIGUES, UFF.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUÍMICA, 16., 2017, Armação dos Búzios. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Geoquímica, 2017.
Conteúdo: Para aumentar a eficiência de tempo e custo do monitoramento ambiental, minimizando a coleta e análise de amostras em laboratório, o objetivo do trabalho foi testar o uso de um espectrômetro de fluorescência de raio X portátil (pXRF) para medir in situ os teores de elementos químicos do solo (Fe, Mn, Zn e Pb) e predizer seus respectivos teores medidos em laboratório. Em uma área de 3,4 ha sob pastagem em Seropédica, RJ, os teores dos elementos foram medidos em 130 pontos em 0-10 cm in situ usando pXRF e em laboratório usando ICP-OES e outros métodos. Foram comparados modelos lineares e não-lineares para a predição dos teores dos elementos medidos em laboratório em função dos seus teores medidos por pXRF. Os modelos obtiveram R2 de: Fe ~ 0,9 > Mn ~ 0,7 > Pb ~ 0,7 > Zn ~ 0,6, sendo o Fe e o Mn os elementos de maior teor no solo. O método expedito de campo usando pXRF permite predizer o teor de Fe medido em laboratório com alta qualidade e dos demais elementos com qualidade moderada.
Palavras-chave: Sensoriamento proximal do solo
Geofísica
ICP-OES
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017060.pdf420,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace