Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081046
Título: Severidade da seca em localidades do Bioma Cerrado baseado no índice de precipitação padronizada.
Autor: LIMA, E. de P.
GOIS, G. de
Afiliación: EVALDO DE PAIVA LIMA, CNPS; GIVANILDO DE GOIS, FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS.
Año: 2017
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20.; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, Petrolina. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido: Univasf, 2017.
Descripción: As secas podem ser diagnosticadas, com base em uma série histórica de dados meteorológicos, por meio de índices quantificadores de secas e análises estatísticas. Esses índices diagnosticam, a partir de equações empíricas, os períodos de seca ou umidade em uma área pontual ou regional. A utilização de índices para quantificar a seca se faz necessária para determinar a intensidade, a duração e a frequência em que essa anomalia ocorre. Dessa forma, esse trabalho teve o objetivo de determinar o Índice de Precipitação Padronizada (SPI) nos municípios de Chapada Gaúcha - MG, Pedro Afonso - TO e São Vicente - MT, todos localizados em área de Cerrado. Foram utilizados dados de precipitação de séries de tamanhos distintos, variando de 17 a 33 anos. Observou-se que a frequência dos eventos ocorridos nas escalas de tempo de três, seis, nove e doze meses foi maior na classe próxima ao normal, principalmente em Pedro Afonso. Pode-se afirmar que, o índice SPI foi capaz de identificar os períodos secos, normais e úmidos para as condições climáticas dos três municípios estudados.
Palabras clave: Série temporal
Precipitação
Índice de seca
SPI
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2017068.pdf422.03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace