Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081283
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pesca e Aquicultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SABBAG, O. J.
COSTA, S. M. A. L.
BARROSO, R. M.
Additional Information: OMAR JORGE SABBAG, UNESP, Ilha Solteira-SP; SILVIA MARIA ALMEIDA LIMA COSTA, UNESP, Ilha Solteira-SP; RENATA MELON BARROSO, CNPASA.
Title: Análise envoltória de dados como contribuição à eficiência em unidades piscícolas da região de Ilha Solteira/SP.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 27., 2017, Santos. Anais [eletrônicos]... Brasília, DF: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Análise DEA
Desempenho
Ilha Solteira-SP
Description: A aquicultura responde de forma crescente pela oferta de pescados no Brasil, sendo a tilápia responsável pela maior proporção da composição das espécies produzidas. Objetivou-se avaliar o polo produtor de tilápia em Ilha Solteira/SP, analisando a eficiência produtiva. Foi aplicada a técnica de Análise Envoltória de Dados para retornos constantes de escala, com orientação input; com as variáveis explicativas área de cultivo, mão de obra, custo de produção e salário (inputs) e produção (output). Os resultados mostraram que 55% das propriedades foram eficientes, com área média de 7,1 ha, mão de obra composta por 11 pessoas, custo de R$4,20/Kg vivo de tilápia e salário de R$1.567,00 mensais, correspondentes a uma produção média de 78,8 t/mês, sendo que a unidade com menor desempenho deve minimizar o uso dos insumos em 59% para alcance de eficiência. Conclui-se que a avaliação das unidades piscícolas contribui para otimizar o uso dos recursos, tornando a produção mais eficiente.
Thesagro: Piscicultura
Gestão
Tilápia
Peixe de água doce
Year: 2017-12-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPASA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPASA2017zootec.pdf4,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace