Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081393
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CLARO, F. C.
MATOS, M. de
MAGALHAES, W. L. E.
Additional Information: Francine C. Claro, Pós-graduanda da UFPR; Mailson de Matos, Pós-graduando da UFPR; WASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF.
Title: Influência da hemicelulose na reologia de suspensões de nanocelulose e na formação de filmes de nanofibrilas.
Publisher: In: WORKSHOP DA REDE DE NANOTECNOLOGIA APLICADA AO AGRONEGÓCIO, 9., 2017, São Carlos, SP. Anais ... São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2017.
Pages: p. 141-144.
Language: pt_BR
Keywords: Reologia
Nanofibra
Resistência à tração
Permeabilidade ao ar
Air permeability
Description: É crescente o desenvolvimento de filmes nano-estruturados para uso em embalagens. Nesse contexto, a utilização de celulose nanofibrilada é interessante devido às suas propriedades físicas: como alta resistência, baixa densidade e translucidez, além dos benefícios ecológicos. A polpa celulósica utilizada no processo de obtenção da nanofibrilas apresenta cerca de 15% em massa de hemicelulose, portanto é importante compreender qual o efeito da hemicelulose nas propriedades dos filmes de nanofibras. Para isso, foram produzidas suspensões de nanocelulose uma com hemicelulose e outra na qual a hemicelulose foi extraída com tratamento alcalino. As suspensões foram obtidas pelo método mecânico de desfibrilação. Os filmes foram produzidos com gramaturas de 40 e 50 g/m². O comportamento reológico mostrou que a extração da hemicelulose exclui a necessidade de uma tensão inicial para escoamento. A extração da hemicelulose causou a aglomeração das nanofibrilas, bem como reduziu as tensões de tração e arrebentamento em 80%. A extração da hemicelulose também faz com que o filme deixe de ser impermeável ao ar, além de torná-lo opaco. Portanto, a hemicelulose atua como um inibidor da coalescência das microfibrilas, proporcionando adesão e aumento das propriedades mecânicas.
Thesagro: Hemicelulose
NAL Thesaurus: Hemicellulose
Rheology
Nanofibers
Tensile strength
Data Created: 2017-12-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017AACWashingtonWNAAInfluenciaHemicelulose1.pdf998,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace