Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081517
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: BAUMGÄRTNER, L. C.
Additional Information: LANA CRISTINA BAUMGÄRTNER, UFMT.
Title: Estabilidade de agregados, distribuição e perda de carbono em um latossolo vermelho amarelo sob diferentes manejos no bioma Amazônia.
Publisher: [s. l.]: UFMT, 2016.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Agronomia) ­- Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Eduardo da Silva Matos, CPAMT.
Keywords: Materia organica do solo
Ilpf
Bioma amazonico
Sistema integrado
Integracao lavoura-pecuaria-floresta
Description: O objetivo deste estudo foi avaliar as alterações causadas na estabilidade de agregados, distribuição e perda de C em agregados em solo submetido a sistemas exclusivos de cultivo em comparação ao sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.. As avaliações foram realizadas em Sinop-MT, em Latossolo Vermelho Amarelo. Os tratamentos foram: Floresta: (floresta plantada com eucalipto); Lavoura: (lavoura com sucessão soja na safra e milho segunda safra consorciado com braquiária); Pastagem: (pastagem de B. brizantha (U. brizantha) cv Marandu); ILPF: (sistema integração lavoura-pecuária-floresta com floresta de eucalipto e cultivo entre renques de soja na safra e milho consorciado com pasto na segunda safra). O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso com quatro repetições. Para as análises de estabilidade de agregados e distribuição de carbono foram retiradas de cada tratamento amostras indeformadas (monólitos), nas camadas de 0-5 cm, 5-10 cm e 10-20 cm. Ao analisar os agregados não foram observadas diferenças para DMP (diâmetro médio ponderado) e DMG (diâmetro médio geométrico) nas camadas de 0-5 e 10-20 cm. Porém, na camada de 5-10 cm o tratamento pastagem mostrou os maiores DMP (4,91 mm) e DMG (3,35 mm). As classes de agregados retidas nas peneiras 1,00 e 0,50 mm apresentaram os maiores teores de C nas três camadas estudadas, porém entre manejos não houve diferença significativa. No período considerado, apenas o DMG foi sensível às mudanças ocasionadas pelo sistema ILPF na camada superficial ao longo das distâncias dos renques de árvores. Após três anos de implantação, o sistema ILPF não promoveu alterações na agregação do solo comparado com os cultivos exclusivos.
Thesagro: Pastagem
Palha
Brachiaria
Data Created: 2017-12-05
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016cpamtlanaperdacarbonobiomaamazonico.pdf2,6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace