Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081781
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: QUEIROZ, V. A. V.
OLIVEIRA, K. G. de
CARLOS, L. A.
PINHEIRO-SANT'ANA, H. M.
CARDOSO, L. M.
ANUNCIAÇÃO, P.
SCHAFFERT, R. E.
Additional Information: VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS; Universidade Federal de São João del- Rei; Universidade Federal de São João del- Rei; Universidade Federal de Viçosa; Universidade Federal de Viçosa; Universidade Federal de Viçosa; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS.
Title: Estabilidade de 3-deoxiantocianidinas em grãos e farinha de sorgo durante o armazenamento.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 25.; CIGR SECTION 6 INTERNATIONAL TECHNICAL SYMPOSIUM, 10., 2016, Gramado. Alimentação: árvore que sustenta a vida: anais. Gramado: SBCTA Regional, 2016.
Language: pt_BR
Keywords: Cereal sem glúten
Bioativo
Description: O sorgo possui compostos bioativos que lhe conferem alta capacidade antioxidante, porém, o genótipo, as condições de plantio, de armazenamento e de processamento podem ter efeito nos teores e na estabilidade desses compostos. Assim, objetivou-se avaliar a estabilidade das 3- deoxiantocianidinas (3-DXAs) em grãos e farinhas de sorgo após 60 e 180 dias de armazenamento a 4, 25 e 40°C. Não houve efeito do tipo de produto (grão ou farinha), da temperatura e das interações sobre os teores de 3-DXAs. Apenas o tempo de armazenamento influenciou a estabilidade desses compostos. Houve redução nos teores das 3-DXAs nos 60 dias iniciais, entretanto, não houve diferença entre os tempos 60 e 180 dias em ambas matrizes. Após 180 dias, a farinha e os grãos de sorgo ainda apresentaram retenção, respectivamente, de 62,9 e 77,9% de luteolinidina, 56,1 e 71,4% de apigeninidina, 63,1 e 72,3% de 5-metoxiluteolinidina e 61,5 e 69,0% de 7-metoxiapigeninidina.
Thesagro: Alimento
Antioxidante
Sorgo
Antocianina
Data Created: 2017-12-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estabilidadedeoxiantocianidinas.pdf72,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace