Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1081788
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SOUZA, C. A. de
ROCHA, R. B.
ALVES, E. A.
ESPINDULA, M. C.
RAMALHO, A. R.
TEIXEIRA, A. L.
FERRAO, M. A. G.
Additional Information: Carolina Augusto de Souza; RODRIGO BARROS ROCHA, CPAF-Rondonia; ENRIQUE ANASTACIO ALVES, CPAF-Rondonia; MARCELO CURITIBA ESPINDULA, CPAF-Rondonia; ANDRE ROSTAND RAMALHO, CPAF-Rondonia; ALEXSANDRO LARA TEIXEIRA, CPAF-Rondonia; MARIA AMELIA GAVA FERRAO, SAPC.
Title: Componentes genéticos do desenvolvimento e maturação de frutos de Coffea canephora Pierre ex A.Froehner.
Publisher: Coffee Science, Lavras, v. 12, n. 3, p. 355-364, jul./set. 2017.
Language: pt_BR
Notes: Título em inglês: Genetic components for fruit development and ripening of Coffea canephora Pierre ex A. Froehner.
Keywords: Ciclo de maturação
Acurácia de seleção
Soma térmica
Rondônia
Ripening cycle
Accuracy of selection
Thermal time.
Description: ciclo de maturação dos frutos do cafeeiro Coffea canephora é uma característica de herança complexa, de expressão governada por vários genes influenciados pelo ambiente, o que resulta em uma característica quantitativa de distribuição contínua. O objetivo desse trabalho foi caracterizar os componentes genéticos do ciclo de maturação dos frutos de C. canephora visando caracterizar o mecanismo de herança e a influência do ambiente na expressão dessa característica. Para isso foram avaliados o número de dias e a soma térmica para a maturação dos frutos de 130 clones, avaliados ao longo de 36 meses, em delineamento de blocos ao acaso com seis repetições de quatro plantas por parcela no município de Ouro Preto do Oeste - RO. Os valores genotípicos e os componentes de variância foram estimados utilizando-se métodos de Máxima Verossimilhança Restrita (REML) e Melhor Predição Linear Não Viesada (BLUP) e a dissimilaridade entre os genótipos quantificada utilizando técnicas de agrupamento hierárquico. As estimativas dos parâmetros genéticos indicam maior acurácia da soma térmica para estimar o ciclo de maturação dos frutos, e uma predominância do efeito genotípico na expressão dessa característica. No dendrograma foi possível observar três grupos de maturação distintos que se mantiveram ao longo do tempo. Também foram observados genótipos (20%) que apresentaram mudanças em sua classificação devido à ação do ambiente. A quantificação da eficiência da seleção e o agrupamento dos clones de ciclo de maturação semelhante subsidiam o desenvolvimento de novas variedades de maior uniformidade de maturação de frutos.
NAL Thesaurus: Amazonia
Brazil
Data Created: 2017-12-07
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Componentesgeneticosdodesenvolvimentoematuracao.pdf897,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace