Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082018
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PINTO, D. M.
CORDEIRO, F. L.
TAKEMURA, C. M.
SOLANO, V. de O.
Additional Information: DANIELA MACIEL PINTO, CNPM; FABIO LIMA CORDEIRO, CPAC; CELINA MAKI TAKEMURA, CNPM; VIVIANE DE OLIVEIRA SOLANO, CPAP.
Title: Cartografia temática da pesquisa técnico-científica da Embrapa destinada à agricultura familiar: uma contribuição para a segurança alimentar.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 26., 2017, Fortaleza. Anais... Fortaleza: FEBAB, 2017.
Pages: 6 p.
Language: pt_BR
Notes: Publicado também em: Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 392-410, n. esp. CBBD 2017.
Keywords: Análise da informação
Pesquisa agropecuária
Espacialização de dados.
Description: As bibliotecas da Embrapa, como bibliotecas agrícolas, buscam contribuir provendo acesso à investigação e dados sobre culturas, mercado e métodos de agricultura produtiva a fim de que produtores da agricultura familiar tenham mais conhecimento e possam melhorar a produção de alimentos, convergindo com as recomendações da IFLA para cumprimento da agenda 2030. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar a produção intelectual da Embrapa destinada à agricultura familiar, registrada nas publicações técnico-científicas, seriadas, editadas pela Empresa. O trabalho visa subsidiar as decisões estratégicas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que buscam colaborar nas ações e programas de combate a fome e miséria brasileira, a partir do estímulo à agricultura familiar brasileira. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza exploratória, dividida em 3 etapas, onde a fonte principal dos dados foi o Ainfo, repositório para gestão da informação da Embrapa. A análise e espacialização de dados foi realizada a partir do uso dos softwares livres QGis e Tableau Public. O estudo evidencia o potencial da ferramenta adotada pela Embrapa para a gestão da produção técnico-científica da empresa, o Ainfo. Ao mesmo tempo, apresenta oportunidades de ajustes nessa ferramenta, como, por exemplo, a criação de um campo "Localização Geográfica".
Thesagro: Agricultura Familiar
Cartografia.
Data Created: 2017-12-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4870.pdf263,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace