Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMENDONÇA, D. P.
dc.contributor.authorLEMOS, O. F. de
dc.contributor.authorSILVA, F. B. B. da
dc.contributor.authorRAMOS, G. K. S.
dc.contributor.authorALMEIDA, V. de S.
dc.contributor.authorPOLTRONIERI, M. C.
dc.date.accessioned2017-12-11T23:26:25Z-
dc.date.available2017-12-11T23:26:25Z-
dc.date.created2017-12-11
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA, 30., 2017, Fortaleza. Segurança hídrica: um desafio para os engenheiros agrônomos do Brasil: [anais]. Fortaleza: AEAC: CONFAEAB, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082049-
dc.descriptionA pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) tem grande valor econômico, pois é um condimento utilizado em todo o mundo e o Brasil é um dos principais países produtor e exportador. A gliricídia (Gliricidia sepium L.) tem sido uma alternativa como tutor vivo para o cultivo da pimenta-do-reino em substituição ao tutor morto (madeira). Com objetivo de avaliar características agronômicas de produção em genótipos de pimenteira-do-reino sob tutor vivo e tutor morto, espigas de pimenta-do-reino foram coletadas no campo experimental da Embrapa Amazônia Oriental no município de Tomé Açú ? PA, e avaliadas quanto ao comprimento da espiga, número de sementes, peso fresco de 100 sementes, peso seco de 100 sementes e grau de umidade(%).O delineamento foi inteiramente casualizado. No comprimento de espiga e número de sementes, houve diferença entre as cultivares, enquanto no peso fresco de 100 sementes, peso seco de 100 sementes e grau de umidade (%) o comportamento foi semelhante entre as cultivares e ambos os tutores. O plantio da pimenteira-do-reino cultivada com tutor vivo gliricídia contorna a grande dificuldade de obtenção de estações de madeira-de-lei, contribuindo para uma menor degradação ao meio ambiente e se torna uma alternativa viável e menos onerosa para o produtor. Pois, há comportamento semelhante quanto aos caracteres relacionados à produção das cultivares tanto em tutor morto quanto em gliricídia sem reflexos negativos à produção.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPimenta-do-reinopt_BR
dc.titleCaracterização agronômica de genótipos de Pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) em tutor vivo e tutor morto.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-12-11T23:26:25Zpt_BR
dc.subject.thesagroGenotipo
dc.subject.thesagroCaracterísticas agronômicas
riaa.ainfo.id1082049
riaa.ainfo.lastupdate2017-12-11
dc.contributor.institutionDanielle Pereira Mendonça, GRADUANDA UFRA; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; Fernanda Beatriz Bernaldo da Silva, GRADUANDA UFRA; Gleyce Kelly Sousa Ramos, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Vanessa de Sousa Almeida, GRADUANDA UFRA; MARLI COSTA POLTRONIERI, CPATU.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4.pdf309.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace