Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082052
Título: Metabolismo do carbono em progênies de cupuaçuzeiro submetida à deficiência hídrica.
Autoria: MERCÊS, J. K. R. das
PALHETA, J. G.
ALVES, R. M.
CUNHA, R. L.
OLIVEIRA NETO, C. F. de
CONCEIÇÃO, S. S.
Afiliação: Júlia Karoline Rodrigues das Mercês, GRADUANDA UFRA; Juscelino Gonçalves Palheta, MESTRANDO UFRA; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; ROBERTO LISBOA CUNHA, CPATU; Cândido Ferreira de Oliveira Neto, UFRA; Susana Silva Conceição, DOUTORANDO UFRA.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA, 30., 2017, Fortaleza. Segurança hídrica: um desafio para os engenheiros agrônomos do Brasil: [anais]. Fortaleza: AEAC: CONFAEAB, 2017.
Conteúdo: Na Amazônia a distribuição de chuva é irregular, sendo comum a ocorrência de períodos secos definido, sabendo que a restrição hídrica promove queda na produção agrícola. O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito da deficiência hídrica sobre o potencial hídrico foliar, concentrações de amido, carboidratos solúveis totais e sacarose, em progênies de T. grandiflorum expostas a 16 dias de restrição hídrica. O experimento foi realizado na casa de vegetação da Embrapa Amazônia Oriental. As mudas foram cultivadas em sacos plásticos, preenchidos com 8 kg de substrato previamente adubada. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x7. Cada tratamento estava representado, por cinco repetições, totalizando 70 unidades experimentais. Foi realizado análise de variância nos resultados e quando ocorreu diferença significativa, as médias foram comparadas pelo teste Tukey (p<0,05), utilizando-se o programa ?SAS?. A progênie 1074 foi a que apresentou maior sensibilidade à restrição hídrica, com redução significativa de 2.438% do potencial hídrico foliar. No entanto, As progênies 32 e 42 apresentou redução significativa da concentração de amido de 57% e 82 % para as folha respectivamente, já para a raiz as progênies 57, 215 e 1074 a redução foi de 82%, 76% e 69% respectivamente. Por tanto, a deficiência hídrica de 16 dias, em progênies de Theobroma grandiflorum promoveu diminuição do potencial hídrico foliar e de amidos. Ao mesmo tempo, houve aumento da concentração de carboidratos solúveis totais e sacarose em todas as progênies submetidas à restrição hídrica.
Thesagro: Cupuaçu
Fruta tropical
Theobroma grandiflorum
Carbono
Deficiência hídrica
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
788.pdf675,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace