Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082079
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PONTE FILHO, F, A. M. da
SOUSA, I. M. de
ALMEIDA, B. K. da S.
SANTOS, M. A. do
SOUZA, H. A. de
LISBOA, F. G.
Additional Information: FRANCISCO AUGUSTO MACHADO DA PONTE FILHO, UEVA; IVANDERLETE MARQUES DE SOUSA, UEVA; BRENA KELLY DA SILVA ALMEIDA, UFLA; MILENA ALVES DO SANTOS, UEVA; HENRIQUE ANTUNES DE SOUZA, CPAMN; FERNANDO GUEDES LISBOA, CNPC.
Title: Abordagem multivariada para recomendação de sorgo forrageiro no semiárido cearense.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRONOMIA, 30., 2017, Fortaleza. Segurança hídrica: um desafio para os engenheiros agrônomos do Brasil; [anais]. Fortaleza: AEAC; CONFAEAB, 2017.
Pages: 4 f.
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento genético.
Description: A decisão de quais culturas forrageiras plantar nas regiões semiáridas brasileira não é um processo fácil, devido as instabilidades climáticas decorrente em cada safra agrícola. Dessa forma, o presente trabalho objetivou-se comparar o desempenho fenotípico de cultivares híbridas e variedades da cultura do sorgo para a produção de forragem com o auxílio do método gráfico para análise multivariada, em região norte cearense. O ensaio foi conduzido envolvendo cultivares tanto de variedades (V) quanto de híbridos simples de sorgo. O delineamento experimental utilizado foi o de bloco ao acaso com três repetições. Foram avaliados 17 caracteres pela análise de variância e posteriormente analisadas pelo método gráfico com análise multivariada, que permitiu uma melhor decisão sobre o desempenho entre as cultivares da cultura quando se consideram grandes quantidades de caracteres. As cultivares de sorgo hibrido BRS 716 e o sorgo BRS 655 apresentam bom desempenho produtivo e nutricional em condições de semiárido.
Thesagro: Forragem
Variedade.
Data Created: 2017-12-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ResumoCBAAbordagemmultivariada.pdf337,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace