Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082205
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2016
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PADOVAN, M. P.
FEIDEN, A.
KOMORI, O. M.
MOTTA, I. de S.
PEREIRA, Z. V.
Additional Information: MILTON PARRON PADOVAN, CPAO; ALBERTO FEIDEN, CPAP; OLÁCIO MAMORU KOMORI, Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul/APOMS; IVO DE SA MOTTA, CPAO; ZEFA VALDIVINA PEREIRA, UFGD.
Title: Grandes eventos técnico-científicos de agroecologia em Mato Grosso do Sul: concepções, realizações e possíveis impactos.
Publisher: In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 2.; JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 1.; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 6; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLÓGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLÓGICAS DE MATO GROSSO DO SUL, 2., 2016, Dourados. Agroecologia e soberania alimentar: saberes em busca do bem viver: anais. Dourados: UFGD, 2016.
Pages: Não paginado.
Language: pt_BR
Notes: Agroecol 2016. 1 CD-ROM. Publicado também em: Cadernos de Agroecologia, v. 11, n. 2, 2016.
Keywords: Seminário.
Description: No ano de 2001 o Fórum de Agroecologia de Mato Grosso do Sul deliberou sobre a necessidade de se realizar grandes eventos no estado, sob a forma de seminários. Assim, em 2002 foi realizado o 1º Seminário de Agroecologia de MS, em Campo Grande, com expressiva participação de entidades que possuem interesse nesse tema. Dourados sediou, em 2008, o 2º Seminário de Agroecologia de MS, ao qual agregou-se o 1º Encontro de Produtores Agroecológicos de MS. A partir de 2008, passou-se a realizar o seminário bianualmente. Em 2010, foi realizado em Corumbá, o 3º Seminário de Agroecologia de MS e o 2º Encontro de Produtores Agroecológicos de MS, já com participantes de outros países. Em 2012 foram realizados o 4º Seminário de Agroecologia de MS e o 3º Encontro de Produtores Agroecológicos de MS, em Glória de Dourados. Na ocasião, registrou-se a presença de participantes de 13 estados brasileiros. Para a edição seguinte, em 2014, optou-se por oficializar a expansão de abrangência e de temas. Dessa forma, aos demais eventos já realizados, agregaram-se o 1º Seminário de Agroecologia da América do Sul e o 1º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de MS. Para abarcar esses 4 eventos simultâneos, criou-se a marca Agroecol, sendo a edição de 2014 realizada em Dourados. Registraram-se 1200 participantes oriundos de 25 estados brasileiros, de 5 países da América do Sul e de 1 país da América Central. O escopo do Agroecol 2016 foi ampliado com mais uma temática, agregando-se aos demais eventos, a 1ª Jornada Internacional de Educação do Campo. A grande diversidade de atividades desenvolvidas nesses eventos contribuiu para despertar, sensibilizar e formar milhares de pessoas em agroecologia. Somaram, por meio de suas diferentes formas de atuação, para a obtenção de expressivos avanços da Agroecologia, principalmente no Estado de Mato Grosso do Sul. No entanto, houve contribuições a outras regiões do Brasil e de outros países sulamericanos, além de proporcionarem grande visibilidade e respeitabilidade às instituições e entidades realizadoras.
Thesagro: Ecologia vegetal
Agricultura familiar.
NAL Thesaurus: Agroecology
Family farms.
Data Created: 2017-12-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21685838211PB.pdf391,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace