Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082309
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrobiologia - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SANTOS, G. L. dos
PEREIRA, M. G.
CONTO, T. de
CARVALHO, D. C. de
AMORIM, T. A. de
MENDONÇA, V. M. M.
MORAES, L. F. D. de
Additional Information: GILSONLEY LOPES DOS SANTOS, UFRRJ; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UFRRJ; TIAGO DE CONTO, SWEDISH UNIVERVISTY; DANIEL COSTA DE CARVALHO, UFRRJ; THIAGO AZEVEDO DE AMORIM, UERJ; VICTORIA MARIA MONTEIRO MENDONÇA, UFRRJ; LUIZ FERNANDO DUARTE DE MORAES, CNPAB.
Title: Influência da pedoforma na composição do banco de sementes em floresta secundária na Região de Mar de Morros, Pinheiral - RJ.
Publisher: Ciência Florestal, v. 27, n. 4, p. 1217-1228, out. 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Floresta Atlântica
Fragmentos florestais.
Description: A composição e qualidade do banco de sementes são alguns dos fatores responsáveis pela estrutura e composição florística dos ambientes florestais. O objetivo deste estudo foi avaliar o banco de sementes de um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual, com influência das características topográficas da paisagem. Foram selecionadas duas pedoformas adjacentes com relevo do tipo convexa e côncava, sendo essas divididas em minissítios (MS) I, II, e III na pedoforma convexa, e IV, V, VI na pedoforma côncava. Foram amostrados 10 pontos de cada MS, distribuídos assistematicamente, com uma área superficial de 0,0625 m² e profundidade de 3 cm. Foi registrado um total de 4.862 sementes.m-1 germinadas no período de 90 dias, sendo na pedoforma convexa observado o maior número de sementes.m-1 germinadas. Em ambas as pedoformas, foram identificadas 35 famílias e 88 espécies; dentre as espécies, 37% têm hábito herbáceo; 24%, arbóreo; 18%, arbustivo; 12%, trepador; e 2%, epifítico. Quanto ao tipo de pedoforma, foram registradas 44% das espécies encontradas em ambas, 31% foram exclusivas da convexa e 25%, da côncava. Para aos parâmetros florísticos e fitossociológicos, a pedoforma convexa apresentou maior número de sementes, famílias, espécies e riqueza, enquanto a côncava teve maiores índices de diversidade. As condições topográficas foram determinantes na composição florística e fitossociológica do banco de sementes, sendo os maiores valores de riqueza verificados na pedoforma convexa e de diversidade, na côncava, com maior índice de valor de importância para as famílias Asteraceae, Melastomataceae e Urticaceae.
Thesagro: Relevo.
Data Created: 2017-12-12
ISSN: 0103-9954
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIZFERNANDOInfluenciadapedoformanacomposicao.pdf452,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace