Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1082366
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agropecuária Oeste - Tese/dissertação (ALICE)
Issue Date: 2017
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: SILVA, J. A. da
Additional Information: JAQUELINE ALVES DA SILVA, MESTRANDA EM ENGENHARIA AGRÍCOLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS, MS.
Title: Fator de resposta da produção (Ky) do milho safrinha para a região de Dourados, MS.
Publisher: 2017. 43 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.
Language: pt_BR
Notes: Orientada por: Dr. Danilton Luiz Flumignan
Keywords: Déficit hídrico
Description: A produtividade vegetal é direta e fortemente influenciada pela quantidade de água que é disponibilizada para seu uso, sendo que até mesmo pequenos déficits podem impactar significativamente a produtividade. Neste sentido, o fator de resposta da produção (Ky) permite avaliar a quebra na produtividade em função da evapotranspiração que ocorre, podendo ser utilizado, portanto para a previsão de safras. Por isso, o presente trabalho visou determinar o Ky para o milho safrinha na região de Dourados, MS. Para a obtenção do Ky utilizou-se o modelo de regressão linear, que requer dados de produtividade real (Yr) e máxima (Ym), bem como evapotranspiração real (ETr) e máxima (ETm). Ym foi assumida como 8820 kg ha-1 (147 sc ha-1 ), enquanto Yr foi obtida em cada safra a partir do banco de dados do IBGE. ETm e ETr foram estimadas por balanço hídrico diário sequencial, considerando quatro diferentes épocas de semeadura (todas na safrinha) e usando a média das mesmas como resultado final. Foram analisadas as safras de 2001 a 2013. O milho safrinha cultivado na região de Dourados, MS, demonstrou ter sua produtividade fortemente relacionada à disponibilidade hídrica. Haja vista o alto valor de Ky obtido (1,22), o milho safrinha deve ser considerado de alta sensibilidade ao déficit hídrico, requerendo irrigação para obtenção de produtividades no nível potencial e/ou mitigação dos efeitos dos eventos de seca por falta de chuvas
Year: 2017-12-13
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAOJAQUELINEALVESDASILVApdf1.pdf947,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace