Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1083405
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALENCAR, J. R. de
DIAS, A. P. D. S.
MAXIMO, F. A.
FRANCISCO, M. S.
Additional Information: JUNIA RODRIGUES DE ALENCAR, CNPTIA; ANA PAULA DA SILVA DIAS, SCT; FERNANDO ATTIQUE MAXIMO, CNPTIA; MIGUEL SARDENHA FRANCISCO, Bolsista CNPTIA.
Title: Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec): avaliação de seus impactos econômicos.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROINFORMÁTICA, 11., 2017, Campinas. Ciência de dados na era da agricultura digital: anais. Campinas: Editora da Unicamp: Embrapa Informática Agropecuária, 2017.
Pages: p. 693-703.
Language: pt_BR
Notes: SBIAgro 2017.
Keywords: Informação tecnológica
Árvore do conhecimento da agricultura
Organização da informação
Repositório
Technological information
Knowledge tree of agriculture
Information organization
Repository
Description: A agricultura é um setor da economia que abrange um grande escopo de atividades que têm como base o cultivo da terra, da criação de animais, do beneficiamento, da distribuição e comercialização, gerando assim diversidade de informações. A Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec) foi criada com o objetivo de reunir e disponibilizar esse conjunto de informações detalhadas sobre o processo produtivo agropecuário, em endereço eletrônico, por meio de árvores do conhecimento (AC), para um público diversificado, com grande impacto na vida de milhares de pessoas. No entanto, o desenvolvimento e a manutenção da Ageitec envolveram recursos que precisam ser computados e analisados para mostrar à sociedade a eficiência do uso dos recursos públicos oriundos de seus impostos. Sendo assim, objetivando conhecer os impactos econômicos, foram analisados os benefícios gerados pela redução de custos, do incremento de produtividade na agricultura e na mão de obra pela adoção das informações agropecuárias inseridas na Ageitec. A metodologia de avaliação na dimensão econômica é baseada no método do excedente econômico, que busca analisar e quantificar os impactos gerados pela tecnologia para a sociedade brasileira. O período de análise foi de 2000 a 2016, que resultou, economicamente, uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 17,8%, Relação Beneficio/Custo (B/C) de 1,98 e Valor Presente Líquido (VPL) de R$ 6.743.382,10, considerando a taxa de juros de 6% ao ano.
Thesagro: Agricultura
Transferência de tecnologia
NAL Thesaurus: Agriculture
Technology transfer
Year: 2017-12-22
ISBN: 978-85-85783-75-4
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
agenciasbiagro2017.pdf606,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace