Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1083528
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, H. F. de S.
MOURA, M. S. B. de
LEITÃO, M. de M. V. B. R.
RODRIGUES, C. T. A.
SILVA, T. G. F. da
Additional Information: HERICA FERNANDA DE SOUSA CARVALHO, Bolsista CNPq; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; MÁRIO DE MIRANDA VILAS BOAS RAMOS LEITÃO, Professor da UNIVASF; CARLOS TIAGO AMÂNCIO RODRIGUES, Mestrando da UNIVASF; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, Professor da UFRPE/UAST,Serra Talhada-PE.
Title: Albedo de Caatinga preservada comparado com cultivo de cana-de-açúcar irrigada.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, BA. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido; Juazeiro: UNIVASF; Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Cultivo agrícola
Albedo de Caatinga
Vale do São Francisco
Description: Objetivou-se avaliar e comparar estatisticamente o comportamento sazonal do albedo, em função do ângulo de elevação solar para duas superfícies no Submédio do Vale do São Francisco: uma área de caatinga preservada e um cultivo de cana-de-açúcar irrigada, durante junho de 2015 a maio de 2016. Para levantamento dos dados foram instaladas torres micrometeorológicas em cada área experimental, equipadas com piranômetros para medição da radiação solar global incidente e radiação refletida. O albedo de ambas as superfícies foi calculado fazendo-se a razão entre a radiação refletida e a radiação incidente. Os resultados obtidos mostraram que o albedo da caatinga preservada foi menor do que o albedo da cana-de-açúcar, e que em ambas as áreas ocorrem variações sazonais, porém, no cultivo da cana-de-açúcar, o albedo foi aumentando conforme ocorria o crescimento da cultura. Em termos numéricos o albedo da cana-de-açúcar apresentou uma maior variação e chegou a ser até 63% maior do que o albedo da caatinga, porém, em função de uma maior exposição do solo úmido, houve uma igualdade dos valores do albedo no período inicial de crescimento da cana-deaçúcar. Diante dos resultados conclui-se que, a substituição de uma área de caatinga preservada por um cultivo de cana-de-açúcar irrigado resulta em um aumento do albedo, consequentemente ocorre uma diminuição de absorção de radiação e da disponibilidade de energia à superfície.
Thesagro: Cana de açucar
Irrigação
Caatinga
Vegetação Nativa
NAL Thesaurus: Sugarcane
Data Created: 2017-12-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magna3.pdf749,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace