Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1083568
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, C. A. A. de
SALVADOR, K. R. da S.
SOUZA, L. S. B. de
MOURA, M. S. B. de
SILVA, T. G. F. da
Additional Information: CARLOS ANDRÉ ALVES DE SOUZA, Mestrando da UFRPE/UAST, Serra Talhada-PE; KAIQUE RENAN DA SILVA SALVADOR, Graduando da UFRPE/UAST, Serra Talhada-PE; LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA, Professora da UFRPE/UAST, Serra Talhada-PE; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, Professor da UFRPE/UAST, Serra Talhada-PE.
Title: Caracteristicas volumétricas do colmo da cana-de-açúcar conforme a posição dos internódios.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, BA. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido; Juazeiro: UNIVASF; Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2017.
Language: pt_BR
Keywords: Diâmetro do colmo
Internódio
Manutenção da palhada
Cana-de-açúcar
Description: Objetivou-se identificar as características volumétricas dos colmos da cana-de-açúcar irrigada cultivada em sistema de cultivo sem e com a manutenção da palhada. O período experimental foi de 21 de agosto de 2015 a 28 de julho de 2016, em uma área de cana-de-açúcar com dois talhões, um sem a manutenção da palhada e o outro com 100% de cobertura, no município de Juazeiro, BA. Cinco plantas por talhão foram coletas e os colmos separados para a contabilização das seguintes variáveis: número (NI, unidades), comprimento (CI) e largura (LI) dos internódios. A partir destes dados foi calculado o volume individual de cada internódio (VI). O colmo da cana-de-açúcar variou mais em comprimento do que largura nas diferentes posições dos internódios. Várias posições dos internódios revelaram os efeitos da palhada em campo sobre o CI, LI e VI (p < 0,05). Quanto ao VI não houve efeito significativo nos sistemas de plantio. Os maiores valores de VI ocorreram entre a 3ª e a 13ª posição. De modo geral, o volume total do internódio do sistema de cultivo com palha foi 12% menor em relação ao sistema de cultivo sem palha. Conclui-se que, o efeito da manutenção da palhada em campo foi evidenciada nas características volumétricas do colmo de cana-de-açúcar a depender da posição do internódio.
NAL Thesaurus: Sugarcane
Data Created: 2017-12-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magna6.pdf102,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace