Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1083576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMIRANDA, R. de Q.
dc.contributor.authorGALVÍNCIO, J. D.
dc.contributor.authorMOURA, M. S. B. de
dc.contributor.authorJONES, C. A.
dc.contributor.authorSRINIVASAN, R.
dc.date.accessioned2018-05-22T00:47:29Z-
dc.date.available2018-05-22T00:47:29Z-
dc.date.created2017-12-26
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 20; SIMPÓSIO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 5., 2017, Juazeiro, BA. A agrometeorologia na solução de problemas multiescala: anais. Petrolina: Embrapa Semiárido; Juazeiro: UNIVASF; Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1083576-
dc.descriptionMudanças na cobertura e uso da terra têm desencadeado mudanças drásticas na cobertura vegetal em várias partes do planeta Terra, causando grandes perdas, modificações e fragmentação de habitats, além da degradação do solo e da água, o que afeta vários microclimas, composição de espécies, interações e estrutura trófica de comunidades. Este estudo tem como objetivo analisar o balanço hídrico da Caatinga na bacia do rio Pontal. A bacia hidrográfica do rio Pontal está localizada em uma região oeste do estado de Pernambuco, e ocupa uma área de 6.057 km2. O SWAT (Soil and Water Assessment Tool) requer dados observados em quatro componentes essenciais: relevo, clima, solos, e uso e cobertura da terra. O projeto foi criado com o auxílio da ferramenta ArcSWAT, e configurado para simular mensalmente 7 anos, iniciando em 2004 até 2010. No centro da bacia, a Caatinga é mais densa, e a Evapotranspiração é maior. O escoamento superficial foi maior nas áreas norte e sul, onde a densidade da Caatinga também é menor. Normalmente, esse padrão seria inversamente proporcional a percolação devido à pobre infiltração de água no solo em áreas de vegetação esparsa, mas devido à forte influência da ET nas áreas de vegetação mais densa, a maior parte do volume de água é direcionado para atender as demandas de transpiração. A compreensão do balanço hídrico é fundamental, uma vez que estas áreas naturalmente servem de tampão para o escoamento superficial, que está intimamente relacionado com perda de safras e deslizamentos de terra em áreas residenciais.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBacia do Rio Pontal
dc.subjectÍndice de área foliar
dc.titleAnálise espacial do balanço hídrico na Caatinga da Bacia do Rio Pontal.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-05-22T00:47:29Zpt_BR
dc.subject.thesagroCaatinga
dc.subject.thesagroClima
dc.subject.thesagroEvapotranspiração
dc.subject.thesagroCobertura do Solo
dc.subject.thesagroUso da Terra
dc.subject.thesagroMudança Climáticapt_BR
dc.subject.nalthesaurusClimate changept_BR
dc.subject.nalthesaurusEvapotranspirationpt_BR
riaa.ainfo.id1083576
riaa.ainfo.lastupdate2018-05-21
dc.contributor.institutionRODRIGO DE QUEIROGA MIRANDA, Universidade Federal de Pernambuco; JOSICLÊDA DOMICIANO GALVÍNCIO, Professora da UFPE; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; CHARLES ALLAN JONES, Pesquisador visitante no exterior, Texas A&M University N; RAGHAVAN SRINIVASAN, Pesquisador visitante no exterior, Texas A&M University.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Magna8.pdf278.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace