Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1083745
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLEITE, B. de F.
dc.contributor.authorMEDEIROS, E. P. de
dc.contributor.authorSEVERINO, L. S.
dc.contributor.authorARAUJO, J. B. de
dc.contributor.authorTEIXEIRA, E. V. A. dos A.
dc.contributor.authorMELO, B. H. da S.
dc.contributor.authorGAMBARRA NETO, F. F.
dc.date.accessioned2017-12-27T23:21:41Z-
dc.date.available2017-12-27T23:21:41Z-
dc.date.created2017-12-27
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 11., 2017, Maceió. Resumos... Inovação e rentabilidade na cotonicultura: resumos... Brasília, DF: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - Abrapa, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1083745-
dc.descriptionA pluma de algodão a campo poderá conter contaminantes de origem vegetal, mineral ou animal que serão removidos no pré-processamento industrial. No entanto, um tipo de contaminação pouco comum é gerado pelo depósito de excretas entomológicos de difícil quantificação. O efeito é conhecido como pegajosidade e não permite ser removida da pluma uma vez presente. A pegajosidade é composta por uma solução concentrada de carboidratos eliminada pelo excesso de açúcares, água e aminoácidos decorrente de infestações da mosca branca (Bemisia argentifolii) e pulgão (Aphis gossypii). Ela é uma das causas de perdas econômicas todos os anos à cotonicultura mundial por interferir de forma irreversível na qualidade final da pluma de algodão. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um método não destrutivo para determinação da pegajosidade do algodoeiro independente da origem da pluma empregando imagens hiperespectrais no infravermelho próximo (HSI-NIR). Foram utilizadas amostras sintéticas preparadas em laboratório dentro da faixa de pegajosidade definida a nível de campo.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectContaminação Química
dc.subjectImagens Hiperespectrais NIR
dc.subjectPegajosidade
dc.subjectQuimiometria
dc.titleDeterminação de pegajosidade em algodão utilizando imagens hiperespectrais no infravermelho próximo e calibração multivariada.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.date.updated2017-12-27T23:21:41Zpt_BR
dc.subject.thesagroContaminação
riaa.ainfo.id1083745
riaa.ainfo.lastupdate2017-12-27
dc.contributor.institutionBruna de Freitas Leite, UEPB - Universidade Estadual da Paraíba; EVERALDO PAULO DE MEDEIROS, CNPA; LIV SOARES SEVERINO, CNPA; JOABSON BORGES DE ARAUJO, CNPA; Edjane Valéria Araújo dos Anjos Teixeira; Bruno Henrique da Silva Melo, UEPB - Universidade Estadual da Paraíba; Francisco Fernandes Gambarra Neto, UFPB - Universidade Federal da Paraíba.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Determinacaodepegajosidadeemalgodao.pdf107.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace