Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084038
Título: Determinação dos teores de Cu, Fe, Mn e Zn por FAAS em raízes de mandioca (Manihot esculenta Crantz) da Amazônia Oriental.
Autoria: VASCONCELOS, A. A.
DANTAS FILHO, H. A.
DANTAS, K. G. F.
GOMES, B. S.
CUNHA, R. L.
CUNHA, E. F. M.
ARAÚJO, F. C. B.
LOPES, A. S.
CAMPOS, W. E. O.
TAUBE, P. S.
Afiliação: Arthur A. Vasconcelos, UFPA / UFOPA; Heronides A. Dantas Filho, UFPA; Kelly G. F. Dantas, UFPA; Bruna S. Gomes, UFPA; ROBERTO LISBOA CUNHA, CPATU; ELISA FERREIRA MOURA CUNHA, CPATU; Francisca C. B. Araújo, UFRA; Alessandra S. Lopes, UFPA; Willison E. O. Campos, UFPA; Paulo S. Taube, UFOPA.
Ano de publicação: 2017
Referência: Revista Virtual de Química, v. 9, n. 6, p. 2316-2331, 2017.
Conteúdo: O objetivo deste estudo foi determinar a quantidade de micronutrientes Fe, Zn, Mn e Cu de nove amostras de raízes de mandioca por espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS) utilizando ferramentas quimiométricas como a análise exploratória multivariada sem supervisão para tentar explicar possíveis diferenças nas suas características químicas e teste de Tukey para verificar a significância estatística dos valores médios. Quatro amostras foram obtidas de um comércio local, cultivadas sem qualquer informação sobre as condições ambientes de plantio ou colheita. As outras cinco amostras pertencem a um banco ativo de germoplasma (BAG) em condições de plantio e ambientes conhecidas. O teor de Fe variou de 0,54 a 5,24 mg/kg; Zn de 0,38 a 6,55 mg/kg; Cu de 0,04 a 0,89 mg/kg e Mn de 0,16 a 0,41 mg/kg. As amostras comerciais apresentaram resultados esperados para todos os elementos estudados, enquanto as amostras de BAG apresentaram vantagens na absorção de ferro e zinco. As amostras do comércio local não apresentaram ferro em sua composição, mas foram as únicas que apresentaram manganês em sua composição. Tal característica foi, portanto, um parâmetro essencial para distinguir as amostras comerciais das outras amostrasis. O conhecimento das condições de plantio são essenciais para assegurar prováveis fatores exógenos que podem causar variações na absorção de micronutrientes. Esses fatores devem ser considerados como influentes na absorção de micronutrientes em amostras de mandioca.
Thesagro: Mandioca
Manihot esculenta
Manganês
Cobre
Zinco
Ferro
Palavras-chave: Quimiometria
Micronutriente
Digital Object Identifier: 10.21577/1984-6835.20170139
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v9n6a13.pdf440,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace