Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIEIRA, P. A. S.
dc.contributor.authorAZEVÊDO, J. A. G.
dc.contributor.authorSILVA, F. F. da
dc.contributor.authorPEREIRA, L. G. R.
dc.contributor.authorNEVES, A. L. A.
dc.contributor.authorSANTOS, A. B. dos
dc.contributor.authorSOUZA, L. L.
dc.contributor.authorSANTOS, R. D. dos
dc.date.accessioned2023-05-11T20:47:09Z-
dc.date.available2023-05-11T20:47:09Z-
dc.date.created2018-01-05
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationPesquisa Veterinária Brasileira, Rio de Janeiro, v. 37, n. 8, p. 883-890, ago. 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084376-
dc.descriptionAvaliou-se o efeito da inclusão da silagem da raiz de mandioca sobre os parâmetros ruminais e o balanço de compostos nitrogenados em bovinos de origem leiteira. Utilizou-se cinco animais, canulados no rúmen, não lactantes e com peso corporal médio de 389 kg. Os animais foram distribuídos em um quadrado latino cinco x cinco, sendo cinco dietas com níveis de inclusão (0,00; 3,62; 7,23; 10,84; e 14,54% da matéria seca da dieta) da silagem da raiz de mandioca e cinco períodos. Cada período constituiu-se em 10 dias de adaptação e cinco dias para a coleta dos dados. As excreções de nitrogênio na urina e nas fezes não foram influenciadas (P>0,05) pela inclusão da silagem da raiz de mandioca nas dietas. O consumo de nitrogênio total (CNT) e o balanço de nitrogênio (BN) apresentaram comportamento quadrático e linear crescente, respectivamente. Obteve-se o menor CNT (142,14 g/dia) no nível de inclusão de 5,82% de silagem da raiz de mandioca. As concentrações de ureia (U) e de nitrogênio ureico (NU) na urina e no plasma não modificaram (P>0,05). Observou-se comportamento quadrático (P<0,05) nas excreções de U e NU na urina, com ponto de mínimo de 131,13 e 61,20 g/dia, respectivamente, no nível de 7,27% de inclusão da silagem da raiz de mandioca. Não houve interação (P>0,05) entre os níveis da silagem da raiz de mandioca e o tempo de coleta do conteúdo ruminal para os ácidos graxos de cadeia curta, o pH e o nitrogênio amoniacal (N-NH3). Apenas o teor de N-NH3 apresentou comportamento quadrático, em função dos níveis de inclusão, obtendo-se o ponto mínimo (12,62 mg/100 mL de conteúdo ruminal) no nível de 5,98%. O nível de 7,23% de silagem da raiz de mandioca na dieta foi mais eficiente na utilização dos compostos nitrogenados. As dietas contribuem de forma semelhante para a produção dos ácidos graxos de cadeia curta, sem interferir no pH ruminal.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCana-de-açúcar
dc.subjectGado de leite
dc.titleParâmetros ruminais e balanço de nitrogênio em bovinos alimentados com silagem da raiz de mandioca.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroAmido
dc.subject.thesagroNitrogênio
dc.subject.thesagroRúmen
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.nalthesaurusCattle
dc.subject.nalthesaurusStarch
dc.subject.nalthesaurusSugarcane
dc.subject.nalthesaurusNitrogen
dc.description.notesTítulo em inglês: Ruminal parameters and nitrogen balance in fed cattle feeding with cassava root silage.
riaa.ainfo.id1084376
riaa.ainfo.lastupdate2023-05-11
dc.contributor.institutionPablo Almeida Sampaio Vieira, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; José Augusto Gomes Azevêdo, Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais/Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC; Fabiano Ferreira da Silva, Departamento de Tecnologia Rural e Animal/UESB; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; ANDRE LUIS ALVES NEVES, CNPGL; Alana Batista dos Santos, Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais/UESC; Lígia Lins Souza, Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais/UESC; RAFAEL DANTAS DOS SANTOS, CPATSA.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Parametros-ruminais-e-balanco-de-nitrogenio-em-bovinos.pdf768,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace