Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084422
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DORNELES JUNIOR, J.
APOLINÁRIO, M. L.
ZANOTTA, S.
DOLCEMASCOLLO, T. P.
PEREIRA, L. S.
SALAS, F. J. S.
MARINHO-PRADO, J. S.
PRADO, S. de S.
Additional Information: JOAZ DORNELES JUNIOR, FCA-UNESP; MAISA LOPES APOLINARIO, PUCCAMP; SAMANTHA ZANOTTA, IB; THIAGO PAP DOLCEMASCOLLO, IB; LILIAN SILVEIRA PEREIRA, IB; FERNANDO JAVIER SANHUEZA SALAS, IB; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA; SIMONE DE SOUZA PRADO, CNPMA.
Title: Avaliação da influência de inibidores de protease sintéticos na presença do endossimbionte Candidatus Carsonela ruddi em Diaphorina citri (Hemiptera: Psyllidae).
Publisher: Summa Phytopathologica, v. 43, Feb. 2017. Supplement. Resumos do Congresso Paulista de Fitopatologia, 40., 2017, Campinas. Ref. 172.
Pages: p. 1-6
Language: pt_BR
Keywords: HBL
Transmissão
Simbionte.
Description: Huanglonbing (HLB) ou Greening é atualmente a doença mais importante dos citros, acarretando prejuízos econômicos significativos à cultura mundialmente. A doença é causada por bactérias do gênero Candidatus Liberibacter que bloqueiam o floema, iniciando assim o desenvolvimento da doença. A disseminação dessa bactéria ocorre através do inseto vetor Diaphorina citri, ou psilídeo-dos-citros. Estudos demonstram que alguns inibidores de protease têm ação no controle de insetos e podem ser influenciados pela presença de simbiontes, que ocorrem em seu aparelho digestivo. Neste sentido, o experimento consistiu em três tratamentos, nos quais mudas de Murraya paniculata foram submetidas a inibidores sintéticos de proteases (E64 e Berenil) e uma solução testemunha. A aplicação das soluções foi realizada via drench, sendo que para cada tratamento foram realizadas cinco repetições, sendo analisado 1 indivíduo por repetição, perfazendo um total de 150 psilídeos. A detecção do endossimbionte ocorreu através de extração e amplificação de DNA com primers específicos. Os resultados obtidos revelaram que os insetos submetidos ao tratamento com o inibidor de protease Berenil apresentaram maior porcentual de detecção do endossimbionte primário, Candidatus Carsonella ruddii quando comparados aos insetos submetidos ao inibidor de protease E-64. Os dados fornecidos pelo presente experimento podem contribuir para a elaboração de novas estratégias de controle de HLB através de inibidores de protease e/ou manipulação de endossimbiontes.
Thesagro: Praga de planta
Fruta cítrica
Bactéria
Murraya Paniculata.
NAL Thesaurus: Greening disease
Citrus
Symbionts
Diaphorina citri.
Data Created: 2018-01-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017AA23.pdf299,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace