Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084478
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorTRANCOLIN, H.
dc.contributor.authorIOST, R.
dc.contributor.authorBATISTA, E. R.
dc.date.accessioned2018-01-08T23:15:23Z-
dc.date.available2018-01-08T23:15:23Z-
dc.date.created2018-01-08
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationSumma Phytopathologica, v. 43, Feb. 2017. Supplement. Resumos do Congresso Paulista de Fitopatologia, 40., 2017, Campinas. Ref. 052.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084478-
dc.descriptionO clima do planeta vem se alterando gradativamente nas últimas décadas em consequência da intensificação das atividades antrópicas, como a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, que são responsáveis por alterações em diversos componentes do ambiente, como o dióxido de carbono (CO?), o ozônio (O3) e a radiação ultravioleta-B (UV-B). Considerando que o CO2 é o gás de efeito estufa que tem maior destaque devido ao maior volume de emissões, os efeitos do aumento da concentração de CO? do ar foram avaliados sobre a severidade da ferrugem e sobre o desenvolvimento de plantas de café (Catuaí Vermelho IAC 144) no ano de 2016 cultivado em duas concentrações atmosféricas de CO? em sistema - FACE (?Free Air Carbon Dioxide Enrichment?). O experimento foi realizado no campo experimental da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna-SP, (latitude 22°71?90??S, longitude 47°02?10??W, altitude de 570 m), sendo composto por 12 parcelas octogonais com laterais de quatro metros e 10 metros de diâmetro. A injeção de CO2 foi feita no período diurno, das 7 às 17h, em seis parcelas por meio de bicos injetores localizados nos lados das parcelas a 0,5m de altura do solo. Em condições de concentração elevada de CO? a severidade de ferrugem foi maior. O aumento da concentração de CO2 do ar não teve efeito sobre o desenvolvimento das plantas de café. Novas avaliações devem ser realizadas, em continuidade ao presente trabalho, para a comprovação dos possíveis efeitos da atmosfera enriquecida com CO2 e verificação da possível interação com outros fatores, como temperatura, vento e umidade relativa do ar.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleAvaliação da severidade de ferrugem e desenvolvimento de plantas de café cultivadas em experimento FACE ("Free Air Carbon Dioxide Enrichment").
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-03-08T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroCafé
dc.subject.thesagroDoença de planta
dc.subject.thesagroFerrugem
dc.subject.thesagroClima
dc.subject.thesagroCoffea Arábicapt_BR
dc.subject.thesagroHemileia Vastatrixpt_BR
dc.subject.thesagroMudança Climáticapt_BR
dc.subject.nalthesaurusPlant diseases and disorders
dc.subject.nalthesaurusRust diseases
dc.subject.nalthesaurusClimate change
dc.subject.nalthesaurusfacept_BR
dc.format.extent2p. 1-9
riaa.ainfo.id1084478
riaa.ainfo.lastupdate2018-03-08 -03:00:00
dc.contributor.institutionHELOISE TRANCOLIN, UFSCar; REGIANE IOST, Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral - Garça.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2017AA26.pdf665.37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace