Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084591
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBORIN, A. L. D. C.
dc.contributor.authorFERREIRA, A. C. de B.
dc.contributor.authorBOGIANI, J. C.
dc.contributor.authorSILVA FILHO, J. L. da
dc.date.accessioned2018-01-08T23:26:25Z-
dc.date.available2018-01-08T23:26:25Z-
dc.date.created2018-01-08
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 11., 2017, Maceió. Resumos... Inovação e rentabilidade na cotonicultura: resumos... Brasília, DF: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - Abrapa, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084591-
dc.descriptionAs plantas de cobertura (PC) podem auxiliar na ciclagem de potássio visando a semeadura do algodão em sucessão. Objetivou-se mensurar o acúmulo de potássio por PC inoculadas e sua taxa de liberação para o algodão. O experimento foi disposto em esquema fatorial (5 x 2), com delineamento de blocos ao acaso e 4 repetições. O fator 1 foi cinco PC: Brachiaria ruziziensis cultivada isolada e suas associações com Cajanus cajan, com Crotalaria spectabilis, com Crotalaria ochroleuca e com a mistura varietal de Stylosanthes capitata e Stylosanthes macrocephala. O fator 2 foi a presença ou ausência da inoculação, sendo as leguminosas inoculadas com bactérias do gênero Rizhobium e a braquiária com Azospirillum brasilense. As PC foram cultivadas na segunda safra de 2015 e o algodão em 2015/2016. O acúmulo médio de K2O no cultivo solteiro de braquiária (269,4 kg.ha-1) não diferiu das associações com Crotalaria ochroleuca (233,2 kg.ha-1) e Cajanus cajan (235,9 kg.ha-1). Na colheita das PC, o teor de potássio do solo já havia aumentado 20 mg.dm-3, sem considerar os conteúdos de K2O acumulados pelas PC (média de 237,2 kg.ha-1). A inoculação não interferiu no acúmulo e liberação de potássio. A dinâmica de liberação do potássio não diferiu entre as PC. Aos 50 dias após a semeadura do algodoeiro, praticamente todo o potássio acumulado foi liberado. A taxa máxima de liberação diária de K2O, na média das PC, ocorreu no início da decomposição (14 kg.ha-1.dia-1). As PC, independentemente da inoculação, são efetivas na ciclagem de potássio para o algodoeiro.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleAcúmulo de potássio por plantas de cobertura inoculadas e sua disponibilização para o algodoeiro.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-01-08T23:26:25Zpt_BR
dc.subject.thesagroAlgodão
dc.subject.thesagroPotássio
dc.subject.thesagroPlanta de cobertura
dc.subject.thesagroBrachiaria ruziziensis
dc.subject.thesagroLeguminosa
dc.subject.thesagroPalhada
dc.subject.thesagroInoculação
riaa.ainfo.id1084591
riaa.ainfo.lastupdate2018-01-08
dc.contributor.institutionANA LUIZA DIAS COELHO BORIN, CNPA; ALEXANDRE CUNHA DE B FERREIRA, CNPA; JULIO CESAR BOGIANI, CNPA; JOAO LUIS DA SILVA FILHO, CNPA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Acumulodepotassio.pdf85.77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace