Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084637
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Algodão - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOARES, M. M.
VASCONCELOS, E. D.
BRAZ, L. C. C.
RAMOS, J. P.
SILVA, C. R. C. da
SOFIATTI, V.
SANTOS, R. C. dos
Additional Information: MISAEL MENDES SOARES, Bolsista PIBIC/CNPq/Embrapa; EDUARDO DOMINGOS VASCONCELOS, CNPA; LUANA CAMILLA CORDEIRO BRAZ, UEPB - MESTRANDA; JEAN PIERRE RAMOS, UFPB - DOUTORANDO; CARLIANE REBECA COELHO da SILVA, UFRPE; VALDINEI SOFIATTI, CNPA; ROSEANE CAVALCANTI DOS SANTOS, CNPA.
Title: Estimativa de mortalidade de Spodoptera frugiperda alimentadas com milho Bt (2B655PW) em ambiente semiárido.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS DO SEMIÁRIDO, 2., 2017, Sumé, PB. O papel da biotecnologia no uso da biodiversidade e no desenvolvimento sustentável: anais. Sumé, PB: UFCG, 2017.
Language: pt_BR
Notes: II SENGEBBIO.
Keywords: Lagarta-do-cartucho
Description: O milho Bt é amplamente utilizado em lavouras no eixo Sudeste-Centro Oeste para controle de vários lepidópteros, entre eles a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda). Essa tecnologia vem sendo mundialmente adotada há mais de 20 anos, contudo, com o uso contínuo, relatos de quebra de resistência vêm sendo registrados em função da pressão de seleção dos insetos. O monitoramento e a busca de estratégias para retardar esse processo garantem a sustentabilidade dessa tecnologia. Com fins de avaliar a toxicidade do milho Bt (2B655PW) em ambiente semiárido, estimou-se a mortalidade de larvas de S. frugiperda, usando folhas coletadas em 4 fases de crescimento. Sementes de milho Bt e convencional foram cultivadas em campo, durante o final da estação das chuvas. Para os bioensaios, folhas coletadas aos 40, 55, 70 e 85 dias após emergência (dae) foram cedidas às larvas, em placas de 24 poços e posteriormente mantidas em BOD (25±2 °C) durante 5 dias. Foi observada a mortalidade de 100% das larvas no ensaio realizado aos 40 dae. Com o decorrer do ciclo da cultura, houve uma baixa redução atingindo um valor de 92,8% aos 85 dae. Isso indica que essa tecnologia é promissora no controle de S. frugiperda nas condições de ambiente semiárido. Considerando-se, contudo, a infestação de insetos em áreas extensivas, torna-se necessário constante monitoramento no campo visando detectar possível surgimento de insetos resistentes que poderão acelerar a queda na eficiência da cultivar.
Thesagro: Spodoptera frugiperda
Zea mays
Milho
Lepidóptero
Organismo transgênico
Data Created: 2018-01-09
ISSN: 2359-1153
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstimativaSpodopterafrugiperda.pdf831,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace