Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA FILHO, J. L. da
dc.contributor.authorSUASSUNA, T. de M. F.
dc.contributor.authorSUASSUNA, N. D.
dc.contributor.authorMORELLO, C. de L.
dc.contributor.authorFARIAS, F. J. C.
dc.contributor.authorPEDROSA, M. B.
dc.date.accessioned2018-01-09T23:18:02Z-
dc.date.available2018-01-09T23:18:02Z-
dc.date.created2018-01-09
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO, 11., 2017, Maceió. Resumos... Inovação e rentabilidade na cotonicultura: resumos... Brasília, DF: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - Abrapa, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1084759-
dc.descriptionDados de produtividade de algodão em caroço de 17 cultivares em 23 ambientes, com 30% da ecovalência total devido as duas cultivares menos produtivas, e outro dele derivado obtido via transformação linear, com 30% da ecovalênica devido as duas mais produtivas, foram utilizados visando comparar três métodos de estratificação ambiental considerando partição disjunta em dois grupos: (i) estratificação dos ambientes em favoráveis (aqueles com produtividade acima da média geral) ou desfavoráveis (aqueles com produtividade abaixo da média geral); (ii) escores ambientais do primeiro componente principal da análise AMMI, tendo os ambientes com escores positivos em grupo e aqueles com escores negativos em outro; (iii) escores ambientais do segundo componente principal da análise GGE, obedecendo ao mesmo critério do método anterior. Por reamostragem, foram simulados 16 cenários (10.000 simulações cada) a partir de todas as combinações de quatro tamanhos amostrais de genótipos e de ambientes (9, 11, 13, 15), tanto no conjunto de dados original como no dele derivado. A simulação do tamanho amostral desejado de ambientes foi realizada via amostragem aleatória dentre os 23; no caso de genótipos, os dois genótipos com maiores ecovalências estavam sempre presentes, sendo o tamanho da amostra completado por amostragem aleatória dentre os 15 remanescentes. Os métodos foram comparados quanto ao ganho com a seleção (GS), mensurado pela média ponderada dos melhores genótipos identificados nas respectivas partições obtidas por cada um dos métodos. Os métodos foram mais similares entre si com o aumento do número de ambientes e menos similares com o aumento do número de genótipos. Maiores GS no conjunto de dados com ecovalência predominante entre os mais produtivos foram obtidos via análise AMMI, enquanto maiores GS foram obtidos via análise GGE no conjunto de dados com ecovalência predominante entre os menos produtivos.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCaroço
dc.titleEstratificação ambiental na cultura do algodoeiro com ecovalência predominante nos genótipos mais ou menos produtivos: AMMI VS. GGE.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-12-05T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroAlgodão
dc.subject.thesagroGenótipo
riaa.ainfo.id1084759
riaa.ainfo.lastupdate2018-12-05 -02:00:00
dc.contributor.institutionJOAO LUIS DA SILVA FILHO, CNPA; TAIS DE MORAES FALLEIRO SUASSUNA, CNPA; NELSON DIAS SUASSUNA, CNPA; CAMILO DE LELIS MORELLO, CNPA; FRANCISCO JOSE CORREIA FARIAS, CNPA; MURILO BARROS PEDROSA, FUNDAÇÃO BA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratificacaoambiental.pdf86,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace